De Dealernet Wiki | Portal de Soluo, Notas Tcnicas, Verses e Treinamentos da Ao Informtica
(→Funções Adicionais) |
(→Funções Adicionais) |
||
Linha 326: | Linha 326: | ||
[[Como Excluir Cadastro de Cliente]] | [[Como Excluir Cadastro de Cliente]] | ||
+ | |||
+ | [[Como Consultar Cadastro do Cliente]] |
Edição de 11h09min de 30 de agosto de 2010
Introdução
O FIATNet/DealerNet implementa o conceito de que toda pessoa, física ou jurídica, que se relacionar com a Concessionária receberá apenas um número (código) para tratamento das informações. Esta pessoa física ou jurídica pode ser cliente ou fornecedor, dependendo basicamente, da natureza da operação que estará realizando com a Concessionária. É através da opção Cadastro de Clientes que se pode registrar as informações sobre Clientes/Fornecedores como: dados cadastrais básicos (nome, endereço, telefone), informações adicionais, taxa de juros, restrições de crédito, etc. Assim sendo, vale ressaltar as seguintes considerações: 1) Os dados e informações do cliente/fornecedor devem ser atualizados periodicamente. Por esta razão, é necessário configurar no sistema quando a atualização deve ocorrer. No período definido, o sistema informará o cadastro desatualizado e o usuário terá obrigatoriamente, que atualizar as informações cadastrais; 2) Os dados dos fornecedores serão usados para impressão de Nota Fiscal e outros documentos fiscais que sejam necessários. Portanto, deve ser dada devida atenção nas informações de CNPJ, Inscrição Estadual, endereço, etc. 3) A tela de Cadastro permite associar o cliente/fornecedor a um grupo. Ou seja, o cliente/fornecedor cadastrado pertence ao Grupo ao qual foi associado (Ex.: associar as filiais a empresa Matriz). Ao associar o cliente/fornecedor, o sistema irá considerar os dados do cliente no grupo: - Relatório Evolução de vendas por cliente (permite consolidar dados por grupo); - Curva ABC de Grandes clientes (permite consolidar dados por grupo); - Histórico de Vendas por cliente no Televendas (irá mostrar o histórico do grupo ao qual está associado). A funcionalidade está disponível na janela de Informações Adicionais. 4) Permite informar o Potencial de Compra de Peças mensal do Cliente "Pessoa Jurídica". 5) O cliente/fornecedor poderá receber mensagens via E-mail ou SMS quando realizar alguma compra ou serviço na Concessionária, desde que seja ativado o envio em seu cadastro. 6) O Cadastro de cliente/fornecedor pode ser realizado nos módulos Balcão, Contas a Pagar, Contas a Receber, Escrita Fiscal, Estoque de Peças, Oficina e Veículos.
Configurações
Apenas Supervisor Altera CNPJ/CPF do Cliente
Atualização do Cadastro de Clientes
Considera Usuário e Senha do Active Directory
Validação CPF/CNPJ de Estrangeiro
Solicita Senha do Gerente para Alteração de CEP
Habilita Endereço no Cadastro Cliente
Default do Segmento de Mercado Balcão no Cadastro de Cliente
Default do Segmento de Mercado Oficina no Cadastro de Cliente
Default do Segmento de Mercado Vendas no Cadastro de Cliente
Default Segmento de Mercado Serviço Oficina no Cadastro de Cliente
Senha do Gerente para Alterar Segmento de Mercado
Tabela Informações Adicionais do Cliente
Cadastrando Cliente
Incluindo Informações no Cadastro de Cliente
Para cadastrar cliente/fornecedor, acesse um dos módulos Balcão, Contas a Pagar, Contas a Receber, Escrita Fiscal, Estoque de Peças, Oficina ou Veículos.
1. No menu principal, clique Cadastros e Cliente ou ;
2. Na janela Cliente, clique Incluir;
3. Na tela Cadastro de Clientes, digite o nome do cliente;
4. Selecione o Tipo;
Nota: Se o cliente for tipo "Concessionária" será habilitado o campo Cód da Montadora para cadastrar o código da concessionária fornecido pelo fabricante e o campo Fabricante para informar a concessionária. Se for "Montadora" são habilitados os campos Cód da Montadora e Cód da Fábrica para cadastrar o código do fabricante. Se for "Governo" são habilitados os campos de Segmentos de Mercado para as devidas configurações.
5. Preencha os campos de Nacionalidade, CPF/CNPJ, RG ou Inscrição Estadual e Inscrição Municipal;
Nota: O campo Inscrição Estadual Anterior serve para guardar o código anterior da Inscrição Estadual e o preenchimento é obrigatório apenas para o estado de Pernambuco.
6. Digite o CEP e clique em TAB para que as informações do endereço sejam incluídas automaticamente ou faça consulta pelo CEP, como segue:
Nota: caso não possua um Banco de CEP, digite os dados do Endereço.
7. Na janela Cadastro de Clientes, clique em ;
8. Na janela Consulta de CEP digite o UF, Cidade, o nome da rua ou CEP e clique em ;
Nota: se não for selecionado a UF e/ou a Cidade, o sistema seleciona o Estado e Cidade da Concessionária.
9. Selecione o endereço desejado e clique OK;
Nota: Ao escolher uma opção dentre as disponíveis, automaticamente os campos Endereço, Cep, Bairro, UF ou cidade são preenchidos. Ao configurar o parâmetro "HABILITA ENDEREÇO NO CADASTRO CLIENTE? (S/N)" com Valor Não o sistema bloqueia os campos Endereço, Bairro e UF através do CEP não permitindo alteração.
10. Informe o E-mail do cliente;
11. Preencha os campos de Telefone com DDD e informe o Tipo;
Nota: os campos Sexo, Escolaridade, Estado Civil e Profissão são de preenchimentos obrigatórios do cadastro do cliente.
Nota: os campos Faixa de Renda e Atividade são utilizados pela bandeira Honda. A faixa de renda e o ramo de atividade são cadastrados nas tabelas presentes nos módulos Contas a Pagar, Contas a Receber, Oficina e Veículos.
12. Se necessário, selecione os vendedores para peças;
13. Selecione os Segmentos de Mercado do cliente/fornecedor. Através do segmento de mercado o fornecedor será enquadrado nas promoções, política de desconto e nos relatórios gerados pelo sistema;
Nota: caso os parâmetros DEFAULT DO SEGM DE MERCADO BALCÃO NO CAD. CLIENTE, DEFAULT DO SEGM DE MERCADO OFICINA NO CAD. CLIENTE, DEFAULT DO SEGM DE MERCADO VENDAS NO CAD. CLIENTE e DEFAULT SEGM DE MERCADO SERV.OFICINA CAD.CLIENTE estejam configurados, o sistema preenche os segmentos de mercado de forma automática ao cadastrar o cliente.
Nota: se o segmento de mercado for alterado e parâmetro SENHA DO GERENTE P/ ALTERAR SEGMENTO DE MERCADO? esteja configurado com Valor Sim, o sistema solicita Usuário e Senha do gerente para autorizar a mudança.
14. Após digitar informações, ir para o passo "Incluindo Informações sobre Contatos".
Incluindo Informações sobre Contatos
Na opção Contatos serão inseridas informações sobre a(s) pessoa(s) de contato do cliente selecionado.
1. Selecione a aba Contatos na janela de Cadastro de Clientes;
2. Preencha os campos Nome, Cargo, Telefone, Data de Aniversário com as informações referentes a pessoa de contato e clique TAB;
3. Se a pessoa for responsável pela frota da empresa, marque a opção Resp. pela Frota;
4. Informe o dia e hora para contato;
5. Após o preencher os campos, ir para o passo "Incluindo Informações sobre Frota".
Incluindo Informações sobre Frota
Na opção Frota serão incluídas as informações referentes aos veículos do cliente selecionado.
1. Selecione a aba Frota na janela de Cadastro de Clientes;
2. Se o cliente geralmente realiza serviços em outra oficina de sua preferência, marque a opção Possui Oficina Própria;
3. Digite a Freqüência de Visitas do Cliente. No campo % Manutenção, informe a porcentagem com que o cliente frotista utiliza os serviços de manutenção;
4. Preencha os campos Modelo, Carroceria, Carga, Rota, Ano, Qtde. e Dt. Inf. com as informações referentes aos veículos do cliente e clique TAB;
5. Após o preencher os campos, ir para o passo "Incluindo Informações sobre Consórcio".
Incluindo Informações sobre Consórcio
Caso o cliente frotista selecionado possua veículos com consórcio, cadastre os dados do consórcio.
1. Selecione a aba Consórcio na janela de Cadastro de Clientes;
2. Preencha os campos Administradora, Data Aquisição, Grupo, Cota, Meses, Modelo e Compra com as informações referentes ao consórcio do cliente e clique TAB;
3. Após o preencher os campos, ir para o passo "Incluindo Informações sobre Veículos em Potencial".
Incluindo Informações sobre Veículos em Potencial
Nesta opção deverão ser selecionados os carros que possam vir a interessar aos clientes frotistas.
1. Selecione a aba Veículos em Potencial na janela de Cadastro de Clientes;
2. Marque os veículos em que o cliente pode ter interesse em comprar;
Nota: para cliente Pessoa Jurídica, o sistema habilita o campo Potencial Mensal de Compra de Peças que serve para informar o valor (em reais) do potencial de compra de peças mensal do cliente.
3. Após o preencher os campos, ir para o passo "Incluindo Informações Adicionais".
Incluindo Informações Adicionais
Na opção Informações Adicionais devem ser incluídas outras informações referentes ao cliente.
1. Selecione a aba Informações Adicionais na janela de Cadastro de Clientes;
2. Preencha os campos Fax, Contato, Diretor, etc.
Nota: o campo Cliente no Grupo permite associar o cliente/fornecedor a um grupo, que funciona como um tipo de indicação de que o cliente/fornecedor cadastrado pertence ao grupo ao qual foi associado.
Nota: apenas as concessionárias de bandeira Honda utilizam os campos Renda Mensal, Habilitação e Categoria.
Nota: os campos N° Cartão e Pontos são utilizados para conceder algum benefício ao cliente (descontos em revisão, revisão com mão-de-obra grátis, etc). Através das compras realizadas pelo cliente o cartão fidelidade vai acumulando pontos para concessão dos benefícios. Maiores informações sobre cadastro do programa de pontos, ver tópico Tabela Programa de Pontos.
3. Caso o endereço de cobrança seja diferente do que foi digitado na primeira tela (Cadastro), digite no campo Endereço de Cobrança as informações referentes ao envio de cobranças para o cliente;
4. Clique no botão Adicion. para incluir informações complementares. Após inclusão, clique OK;
Nota: as informações adicionais impressas na Ficha do Cliente de pessoa Física e Jurídica são de acordo com as configurações estabelecidas na Tabela Informações Adicionais do Cliente.
5. Clique Classif. para associar o cliente/fornecedor a uma classificação que será utilizada para posterior emissão de mala direta;
6. Selecione a classificação e clique OK;
7. Caso o cliente/fornecedor possua alguma restrição de crédito nas instituições de proteção ao crédito tais como SPC, Telecheque, etc., cadastre os dados através da opção Situação;
8. Clique Incluir;
9. Preencha as informações e clique OK;
10. Situação de crédito registrada. Clique Voltar;
11. Após o preencher os campos, ir para o passo "Incluindo Informações sobre Faturamento".
Incluindo Informações sobre Faturamento
Na opção informações sobre Faturamento, pode-se inserir informações bancárias, de impostos e de Nota Fiscal.
1. Selecione a aba Faturamento na janela de Cadastro de Clientes;
2. Preencha os campos com informações sobre Nota Fiscal, arquivos de remessa, percentuais de IRRF, ICMS, PIS, COFINS;
Para clientes tipo Seguradora são habilitados os campos:
Emitir Nota em Nome do Segurado: emite Nota Fiscal em nome do segurado. Gerar Título em Nome do Segurado: gera título em nome do segurado. Transferência ou Desconto Franquia: indica a forma de cálculo da NF de Franquia. Habilita somente se estiver marcada opção NF's Separadas/Peças e Serviços. Para cliente tipo Jurídica, Montadora, Departamento, Seguradora ou Concessionária: ISS Retido: marque somente se na legislação municipal determinar que para o tipo de cliente, o ISS será retido. Ressarc. ICMS Retido: marque se o cliente for o consumidor final do veículo, para recuperar o ICMS caso tenha sido recolhido a maior. PIS/COFINS/CSLL Retido: Contribui ICMS: indica se o cliente/fornecedor é contribuinte de ICMS. IRRF: percentual para gerar retenção de imposto de renda na fonte. PIS e COFINS: percentual que a concessionária deve recolher. Se o cliente/fornecedor for optante pelo SIMPLES, os campos são desabilitados. Para todos: NF's Separadas/Peças e Serviços: ao realizar serviço na oficina, o sistema emite as notas de peças e serviços separadamente. Permitir NF Série Única Incondicional: se para o cliente/fornecedor sempre seja emitida Nota Fiscal, mesmo quando o sistema estiver configurado para a emissão de Cupom Fiscal. Protestar Cliente no arquivo de Remessa: no Contas a Receber gera arquivo de remessa para o banco registrando protesto, quando o título do cliente estiver em atraso. Gerar Tarifa Bancária: cobrar a tarifa bancária na geração do boleto. O valor da tarifa bancária é estabelecido no Contas a Receber, de acordo com a configuração do agente cobrador. Condição de Pagamento: determina a condição de pagamento do cliente. Títulos Separados de Peças/Serviços: ao marcar, separa as peças e serviços na emissão da OS. Regime Fiscal: para cliente/fornecedor optante do Super Simples. Ao marcá-lo, toda vez que emitir nota fiscal de entrada de peças, o sistema não irá gerar crédito de ICMS, PIS e COFINS, mesmo que a natureza de operação esteja configurada para creditar ICMS. Isto é válido também para a Importação de Nota Fiscal de Entrada.
3. Após o preencher os campos, ir para o passo "Incluindo Informações sobre Conta Gerencial".
Incluindo Informações sobre Conta Gerencial
Na opção conta gerencial, permite selecionar as contas gerenciais utilizadas pelo cliente.
1. Selecione a aba Conta Gerencial na janela de Cadastro de Clientes;
2. Selecione as contas gerenciais que serão utilizadas pelo cliente;
Nota: Ao emitir a NF de Entrada, o sistema irá verificar se o fornecedor está configurado para usar a conta gerencial e em caso negativo apresentará a mensagem "Conta Gerencial [XXX] Não Pode ser Utilizada para esse Fornecedor. Verifique no Cadastro de Fornecedores a Guia Contas Gerenciais" informando que a conta gerencial não pode ser utilizada para o fornecedor sem que a mesma esteja devidamente configurada no cadastro de clientes.
3. Após o preencher os campos, ir para o passo "Incluindo Informações sobre Natureza de Operação".
Incluindo Informações sobre Natureza de Operação
Na opção natureza de operação, permite selecionar as naturezas de operação utilizadas pelo cliente.
1. Selecione a aba Cad e clique no botão Natureza de Operação na janela de Cadastro de Clientes;
2. Selecione as naturezas de operação que serão utilizadas pelo cliente. Clique OK;
Nota: Ao emitir a NF de Entrada, o sistema irá verificar se o fornecedor está configurado para usar a natureza de operação e em caso negativo apresentará a mensagem "Nat. de Operação [XXX] Não Pode ser Utilizada para esse Fornecedor. Verifique o Cadastro de Fornecedores e as Config. de Nat. operação" informando que a natureza de operação não pode ser utilizada para o fornecedor sem que a mesma esteja devidamente configurada no cadastro de clientes.
3. Após selecionar as opções, clique Confirma. O cliente foi cadastrado.
Funções Adicionais
Como Incluir Limite de Crédito
Como Bloquear Cliente na Oficina
Como Alterar Cadastro de Cliente