De Dealernet Wiki | Portal de Soluo, Notas Tcnicas, Verses e Treinamentos da Ao Informtica
(→Configurações) |
(→Como Realizar Recebimento de Veículos) |
||
Linha 576: | Linha 576: | ||
* <p align="justify">No processo de controle de remessa, ao ser gerada uma nota de entrada para o veículo pendente de retorno, a nota de saída é dada como atendida. Este movimento pode ser consultado através do relatório [[Relatório Notas Fiscais de Saída sem Retorno]].</p> | * <p align="justify">No processo de controle de remessa, ao ser gerada uma nota de entrada para o veículo pendente de retorno, a nota de saída é dada como atendida. Este movimento pode ser consultado através do relatório [[Relatório Notas Fiscais de Saída sem Retorno]].</p> | ||
+ | |||
+ | * Informe a ''Procedência'' do veículo de acordo com as configurações fiscais. | ||
[[Arquivo:Notaentrada85.jpg]] | [[Arquivo:Notaentrada85.jpg]] |
Edição de 16h16min de 20 de março de 2013
Tabela de conteúdo |
Introdução
A Nota Fiscal de Entrada (NE) é responsável pelo registro de toda movimentação (entrada) Financeira, Fiscal e Física do Estoque. Quando se faz um cadastro de uma Nota de Entrada, o sistema processa a informação em vários pontos, tais como: Registro de Entrada da Escrita Fiscal, Contabilidade, Contas a Pagar (quando a compra é a prazo) e a entrada dos itens no estoque de peças.
As informações digitadas devem ser de grande precisão, pois um erro na entrada da nota gera outros erros na Empresa.
O registro da NE pode ocorrer através de um cadastro manual ou por importação de arquivo. No caso de importação de arquivo, as NE's ficam em trânsito até a chegada do material. Após chegada do material e conferência, é necessário registrar a data de entrada e o recebimento. O usuário poderá optar em realizar este recebimento de 2 formas:
1) Realizando o "Recebimento de Volumes" e em seguida, o "Recebimento de Peças" ou;
Maiores informações ver documentação Recebimento de Volume e Recebimento de Peças.
2) Fazendo o Recebimento de Peças diretamente na nota de entrada, que veremos a seguir.
As NE em trânsito são decorrentes de um Pedido que foi realizado para o Fabricante. O Pedido é acompanhado através de arquivo que o Fabricante disponibiliza à Concessionária. Esta por sua vez, importa-o com informações do pedido e da nota.
Vale salientar que as NE em trânsito atualiza e transfere de estoque automaticamente, os materiais que tiveram suas referências modificadas.
Como opção, na NE de terceiros poderá ser obrigatório associá-la a um pedido. O sistema só permitirá gravar a NE se esta possuir um pedido associado. Para isto, é necessário configurar o parâmetro de gravação de nota. A natureza de operação pode ser configurada para minimizar erros na emissão da nota. Através da configuração por grupo de usuários, define quais naturezas de operação serão utilizadas na nota de entrada. Outra opção é que no momento da inclusão da NE, o sistema é configurado para que verifique se nota está em série ou não.
O sistema também valida os sete algarismos do N° da Nota fiscal, não permitindo incluir/alterar com caracteres não numéricos. Ao incluir o sistema informa a mensagem: Número do documento fiscal inválido; e alterar: Número do documento fiscal inválido.
Configurações
Bloqueio Duplicidade de Nota de Entrada para Fornecedor/NF/Série
Bloqueia Valor da Avaliação do Usado na NE
Cadastro Manual de NE Montadora apenas para Usuário Específico
Código do Tipo de Pagamento Desconto Comercial
Crédito/Débito Liquida Bônus Fábrica na Devolução
Crédito/Débito Liquida Desconto Cliente na Devolução
ICMS Retido no Cálculo do Pis/Cofins
Permite NE de Compra do Usado sem Avaliação
Permite NE de Compra sem Pedido
Permite NFE com Data Entrada Inferior a Data Cadastro
Permitir Marcar Automaticamente Tipo de Descrição
Possui Empresas com o mesmo CNPJ
Replicar a Descrição da Nota para a Descrição da Obrigação
UF do Estado que Utiliza as Regras de Importação
Valor Mínimo do IRRF em Reais para não Reter na Nota Fiscal
Valor na Diferença Digitado x Calculado da Nota Fiscal de Entrada
da Nota Fiscal de Entrada em Papel Moeda
Emitir Nota Fiscal em Papel Moeda
Filtro da Impressora de Papel A4
Filtro da Impressora de Papel Moeda
Modelo da Nota Fiscal Papel Moeda
das Tabelas
Tabela Contas Gerenciais X Movimentos
Tabela NBM - Classificação Fiscal
Tabela Plano de Contas Gerenciais
Tabela Tipos de Crédito/Débito
Realizando Entrada da Nota Manualmente
Como Realizar Entrada da Nota Manualmente
MÓDULO ESTOQUE DE PEÇAS
1. No menu principal ir Movimento e Nota Fiscal de Entrada;
2. Na janela Nota Fiscal de Entrada, clique Incluir;
3. Preencha campos de acordo com informações da NE;
Notas:
-
Toda vez em que o parâmetro Permite NFE com Data Entrada Inferior a Data Cadastro estiver configurado com Valor Não, o sistema não permite que a data de entrada seja diferente da data atual e emite a mensagem abaixo:
-
Toda vez em que for incluir nota de entrada, o sistema verifica se o departamento esta com alguma conta restrita. Em caso positivo, a mensagem abaixo aparece e impede procedimento. Acesse o tópico Contas Gerenciais X Movimentos para configurar as restrições.
-
O campo Chave NF-e guarda o código chave para posterior consulta da NF-e no site da SEFAZ. O código chave pode ser preenchido ou não no momento de inclusão da NF-e, através de informações contidas no DANFE (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica).
-
Se a natureza de operação selecionada não estiver configurada no grupo de usuário o sistema emitirá uma mensagem informando que o usuário não possui acesso para utilizá-la. Caso não seja realizada nenhuma configuração a inclusão da nota é realizada normalmente.
-
Quando o Cliente e Fornecedor forem de Estados diferentes, o sistema irá considerar o acréscimo da base de cálculo por UF, das naturezas de operação das NFE. O acréscimo base do ICMS retido (%) é configurado na tabela Natureza de Operação antes de emitir a nota fiscal de entrada. E ao gerar uma NFE, caso o destinatário seja de estado diferente do emitente, deve ser utilizada a base do ICMS retido cadastrado no botão Produto, caso não seja informado será utilizada a base da natureza de operação do estado cadastrado no botão ICMS X UF. Ver documentação: Natureza de Operação.
-
Toda vez em que for cadastrar uma nota, o sistema verifica o Grupo de Materiais, o Tipo e a Unidade se estão cadastrados corretamente nas respectivas tabelas. Caso o grupo de materiais, o tipo e a unidade estão cadastrados de forma irregular, o sistema impede que a nota seja cadastrada. Desta forma, evita que sejam cadastradas peças irregulares na nota e impacto na integração contábil originados do cadastro de peças irregulares.
-
Para tornar algum Departamento inativo, basta desmarcar o checkbox Ativo na Tabela de Departamento. E para selecionar apenas os departamentos utilizados pela empresa, basta associá-los através do Cadastro de Empresas.
-
Na opção AIDF, os campos Número e Ano servem para informar o número e o ano da AIDF (Autorização de Impressão de Documentos Fiscais), respectivamente. Estas informações serão necessárias para a exportação de ISS da cidade de Goiânia/GO.
-
Utilize o campo Nota Complementar para informar o número da nota complementar. A emissão da NF-e complementar acontece nas seguintes situações:
I - no reajustamento de preço em razão de contrato escrito ou de qualquer outra circunstância que implique aumento no valor original da operação ou prestação;
II - na exportação, se o valor resultante do contrato de câmbio acarretar acréscimo ao valor da operação constante na Nota Fiscal;
III - na regularização em virtude de diferença no preço, em operação ou prestação, ou na quantidade de mercadoria, quando efetuada no período de apuração do imposto em que tiver sido emitido o documento fiscal original;
IV - para lançamento do imposto, não efetuado em época própria, em virtude de erro de cálculo ou de classificação fiscal, ou outro, quando a regularização ocorrer no período de apuração do imposto em que tiver sido emitido o documento fiscal original;
V - na data do encerramento das atividades do estabelecimento, relativamente à mercadoria existente como estoque final;
VI - em caso de diferença apurada no estoque de selos especiais de controle fornecidos ao usuário pelas repartições do fisco federal ou estadual para aplicação em seus produtos, desde que a emissão seja efetuada antes de qualquer procedimento do fisco.
Vale ressaltar que para o correto preenchimento da NF-e, deve-se consultar o departamento contábil/financeiro/tributário ou o contador da empresa, pois as diferenças e particularidades da legislação tributária da UF devem ser levadas em consideração.
Para emitir uma NF-e complementar, basta criar uma natureza de operação para nota complementar e marcar a opção de Aceitar Valor Zero, através do menu Tabelas\Natureza de Operação\Info; emitir uma nota com item por descrição; preencher as informações do Imposto para Tributado Integralmente para assim informar a NF-e que esta sendo complementada.
-
Ao gerar uma entrada informando o número da nota fiscal de saída pendente de retorno, o sistema automaticamente da baixa na nota de produto na quantidade faltante. É possível visualizar os movimentos de retorno através do: Relatório Notas Fiscais de Saída sem Retorno.
-
O campo Origem da NE mostra se a nota fiscal foi importada pela Integração com a Fábrica (txt), Importação via arquivo XML ou pelo Cadastro Manual. Vale ressaltar que estas opções são apenas para consulta e não podem ser alteradas via sistema.
-
Toda vez em que for dar entrada na nota em que o cliente seja produtor rural, o sistema habilita a opção "Contra Nota Produtor Rural" com os campos "Nº Nota", "Série", "Modelo" e "Dt Emissão" para informar o número da nota, série, modelo e data de emissão da nota fiscal de entrada de veículos do produtor rural. Esses dados serão enviados no XML da nota fiscal eletrônica.
4. Clique Produtos. Na janela Produtos da Nota Fiscal de Entrada, clique Incluir;
5. Selecione o item que consta na NE e informe seus dados;
Notas:
-
Toda vez em que for incluir/alterar o Valor Unitário do produto na nota e o Sub-total informado ultrapassar o valor unitário, o sistema impede a operação e emite a mensagem abaixo sinalizando. Para que ocorra a validação faz-se necessário informar o valor limite da diferença no parâmetro Valor na Diferença Digitado x Calculado da Nota Fiscal de Entrada.
-
Toda vez em que for emitir nota de compra sem pedido para o produto, o sistema preenche o campo Pedido automaticamente. Para isto, basta que o parâmetro Permite NE de Compra sem Pedido esteja configurado com Valor Não e o checkbox Permite gravar NE sem pedido correspondente esteja marcado para a Natureza de Operação do tipo Compra. Se o parâmetro estiver com Valor Não e o checkbox estiver desmarcado, o sistema emite mensagem a mensagem abaixo e impede procedimento.
Nota:
-
Caso a nota seja Importada por XML, o sistema bloqueia a inclusão e exclusão de produtos. Assim como os campos Qtde N.F., Valor Unitário, Sub-total, Desconto (%) e Valor Desconto, na alteração de produtos.
6. Clique Imposto. Na janela Impostos, digite informações sobre a tributação do item. Clique OK;
Notas:
-
Toda vez que o Tipo de Tributação for: C/ RED. DE BASE DE CÁLCULO ou C/ RED. BASE E SUBS. TRIB, o sistema obriga informar o percentual da Redução Base Cálculo dos impostos. Caso o percentual não seja informado, o sistema não permite o cadastro da tributação do item.
-
Toda vez em que o produto for importado, o sistema bloqueia os campos de alíquota de IPI, PIS e COFINS e pega os valores das alíquotas automaticamente da Tabela de NBM - Classificação Fiscal.
7. Se a NE de Terceiros não tiver associada a um pedido, o sistema emite a seguinte mensagem:
8. Após associar a NE a um pedido, preencha informações sobre imposto (item 6) e clique Voltar;
Nota:
-
A tela de Produtos da Nota Fiscal de Entrada mostram todos os itens inclusos na nota fiscal de entrada de peças, onde é possível consultar os tributos (% ICMS ST, VL ICMS ST, % PIS, VL PIS, % COFINS, VL COFINS, % IPI, VL IPI, % II e VL II) lançados. Os tributos são definidos através da Tabela de NBM - Classificação Fiscal.
Nota:
-
Ao clicar no botão Rateio Icms Retido pode-se ratear valor do ICMS Retido entre os itens da Nota Fiscal. No entanto, é preciso atualizar o valor das obrigações.
9. Clique Descrição;
Nota:
-
A descrição é usada, normalmente, para entrar com itens dos quais não são controlados os estoques. Por exemplo: mesa, cadeira, material para escritório, material de limpeza etc.
10. Na janela Descrição da Nota Fiscal de Entrada, clique Incluir;
11. Insira informações e clique OK;
Notas:
-
Caso o parâmetro Permitir Marcar Automaticamente Tipo de Descrição esteja com o Valor Não a opção "Produto" do campo Tipo de Descrição não vem marcada. Ao gerar a nota, o usuário deve selecionar a opção correta. Se não marcar, o sistema critica através de mensagem: "Tipo de Descrição: Preenchimento Obrigatório".
-
Toda vez em que for adicionar itens na Nota Fiscal de Entrada, os mesmos são vinculados aos itens da Nota Fiscal de Saída que ainda não tiveram retorno. Para isto, basta na Nota Fiscal de Entrada dar duplo clique na pasta Nota Fiscal de Saída, selecionar os itens que exigem retorno e informar a quantidade para que os itens sejam adicionados na nota. Caso a quantidade informada seja maior do que a quantidade faltante, o sistema impede que o item seja cadastrado na nota. Através do relatório de Notas Fiscais de Saída sem Retorno é possível visualizar os itens que ainda não retornaram.
-
Para obrigar o preenchimento do campo Chassi em notas fiscais de entrada por descrição. Configure a Tabela de Natureza de Operação.
-
Para que as notas de entrada de peças fora do Estado passem a ser calculadas de acordo com a alíquota interna do ICMS ST por índice. Configure a Tabela de Natureza de Operação. Este cálculo aplica-se apenas para o Estado do Ceará, de acordo com o Decreto Estadual Nº 30519/11.
-
Para que a natureza de operação seja atrelada a determinados clientes, na nota de entrada de peças, basta configurar as regras para emissão da nota, na Tabela de Natureza de Operação. Desta forma, toda vez em que for realizar lançamentos em notas apenas os clientes que estão associados à determinada natureza de operação é que poderão ser incluídos. Este procedimento é válido apenas para o estado do Mato Grosso, e atende o Decreto Estadual Nº 392/11.
-
Toda vez em que for selecionar a Classificação de descrição da nota e a alíquota de ISS estiver previamente especificada para o fornecedor, ao selecionar o Imposto o valor do percentual de ISS já vem preenchido automaticamente. A especificação da alíquota do fornecedor é feita no Cadastro de Clientes através da aba de Faturamento. Para emitir nota de descrição, basta selecionar o Tipo de Descrição - Serviço, desta forma, os dados da alíquota de ISS serão habilitados, na tela de Imposto.
-
Toda vez em que o estoque de imobilizado for selecionado na entrada da nota, o sistema considera a vida útil do bem. Para isto, faz-se necessário que a opção "Estoque de Imobilizado" esteja marcada e "Preencher a vida útil do bem" como "Obrigatório", na Tabela de Estoque - Imobilizado. E no momento em que for cadastrar uma nota de entrada de descrição para estoque de imobilizado, informar a "Vida Útil - CIAP" do bem. Esta informação será levado para o SPED-CIAP, opção Cadastros\CIAP - módulo Escrita Fiscal. Caso a configuração da Vida Útil do material na Tabela de Estoques ou no cadastro do item de descrição não tenha sido feita, o sistema assume que a vida útil do bem no Cadastro do CIAP é de 48 meses.
12. Clique no botão Rateio Dep. para ratear valor total da nota fiscal por departamento;
13. Clique no botão Aut.Forn. para visualizar as informações: O.S., NTI, Serviço, Valor, Desconto, Valor Total e Nº Autorização de Fornecimento;
Notas:
-
Na janela Associar AF aos Serviços pode-se obter controle de entrada de notas fiscais que utilizam Autorização de Fornecimento. Esta configuração está vinculada ao Tipo de Ordem de Serviço. Maiores informações, ver documentação Tabela Tipos de O.S.
-
Caso o valor do serviço seja menor, é necessário autorizá-lo. Para isso basta selecionar o serviço e clicar no botão Autorizar. E caso o serviço seja maior, pode-se aplicar desconto. Basta selecionar o serviço e clique no botão Desconto.
14. Na janela Impostos preencha as informações dos impostos conforme a Nota Fiscal;
15. Na janela Frete de Veículos pode-se ratear o valor do frete de peças ou veículos para compor o custo das peças ou de veículos;
16. Os dados sobre descrição foram registrados. Clique Voltar;
17. Clique Transportadora;
18. Informe os dados da transportadora juntamente com o peso total dos itens. Clique em OK;
19. Clique Rodapé;
20. Insira informações e clique Obrigações;
Notas:
- Nesta tela serão informados os valores agregados como frete, encargos, seguros e outros.
-
Se o valor da nota for menor ou igual ao valor definido no parâmetro Valor Mínimo do IRRF em Reais para não Reter na Nota Fiscal, o sistema não efetua o cálculo do IR sobre o serviço. Caso seja maior, o cálculo do IR será realizado, ou seja, o valor do imposto será retido na nota.
21. Na janela Obrigações da Nota Fiscal de Entrada clique Incluir;
22. Clique OK;
Nota:
-
Nesta tela serão informados os desdobramentos da condição de pagamento da nota. Cada um dos desdobramentos corresponde a uma obrigação no Contas a Pagar.
23. Para autorizar a obrigação, clique Autoriza;
24. Em seguida, clique OK e Voltar;
Notas:
-
O campo NR. AF serve para informar o número da autorização de fornecimento. Através da opção Obrigação no módulo Contas a Pagar, consulta-se o número da autorização de fornecimento.
-
Caso a quantidade de dias para vencimento após data de entrada da nota esteja configurada na Tabela Tipos de Obrigações, o sistema automaticamente calcula a Data de Vencimento da obrigação e desabilita o campo, impedindo assim a alteração da data de vencimento no momento da emissão da nota.
- O Código de Barra serve para agilizar o pagamento da obrigação.
25. As informações sobre obrigação foram registradas. Clique Voltar;
26. Na janela Inclusão da Nota Fiscal de Entrada, clique Confirma;
Notas:
-
Toda vez em que as opções Aceita Valor Zero e Nota Complementar estiverem marcadas, na natureza de operação, ao confirmar a entrada da nota, o sistema emite a mensagem abaixo sinalizando que para que a nota com valor zero seja emitida faz-se necessário informar o lançamento da nota que está sendo complementada. Desta forma, o sistema envia o código FinNfe = 2, neste caso a NF-e obriga enviar a chave da nota que está sendo complementada, pegando essa chave a partir do lançamento informado na emissão da nota complementar.
-
De acordo com a legislação do ICMS, conforme Decreto 24.569/97 (RICMA-CE), ao emitir uma Nota Fiscal de Devolução as informações, como: "Número da NF Devolvida", "Data de Emissão da NF Devolvida" e "Valor da NF Devolvida" serão visualizados no campo Observação a nota.
-
Toda vez em que for confirmar a entrada da nota de fornecedor, o sistema verifica as seguintes informações: UF, ano/mês, CNPJ e número da nota, da Chave NF-e. Caso a Chave NF-e seja inválida, uma mensagem aparece mostrando as informações que estão incoerentes na composição da Chave NF-e.
27. Caso a data de entrada seja anterior ao mês atual, é necessário autorizar data de entrada. Basta clicar Autoriza Data de Entrada ou ;
Caso o fornecedor seja a concessionária que o usuário está logado o sistema não permite emitir a nota, aparecendo a seguinte mensagem:
Para emitir a nota, é necessário informar o fornecedor correto.
28. O sistema registra os dados e gera o nº da NE. Tecle TAB;
29. Clique Recebimento para dar entrada do material em estoque;
Nota:
-
Toda vez em que for realizar o recebimento das peças da nota fiscal sem que tenha informado a entrada da nota, o sistema emite a mensagem abaixo e impede que o recebimento seja feito até que a data seja informada.
30. Na janela Recebimento de Mercadoria, clique Recebimento;
Nota:
-
O sistema não permite o recebimento da mercadoria sem que o produto seja associado ao pedido. Ao tentar realizar o recebimento da peça sem que esta não esteja associada ao pedido, o sistema emite mensagem: "O produto de desenho XXX deve ser associado a um número de pedido para que seja feito seu recebimento".
31. Clique Sim para confirmar o recebimento. A nota foi lançada e o material já consta em estoque;
32. Visualize as informações do produto recebido: desenho, descrição, quantidade pedida, quantidade recebida, cadastro da data, hora e nome do funcionário que realizou o recebimento do produto. Clique Sair;
33. Para imprimir a NE, clique em Imprimir NE;
34. Selecione a Opção de Impressão. Clique em Preview para visualizar a NE e Imprimir para imprimir a NE.
Notas:
-
A opção Planilha de Estocagem serve para imprimir uma ficha de cada peça contendo a quantidade a ser armazenada, quantidade total em estoque e a locação da mesma, possibilitando assim a rápida estocagem das peças e um inventário rotativo.
- Agora é possível visualizar o funcionário responsável por gerar o pedido vinculado ao produto da nota de entrada, através da coluna Fun. Ped.
-
Utilize a opção Imprime Rateio da NE para exibir informações do rateio da nota fiscal de entrada, como: nome da empresa, departamento, percentual e valor. Esta opção é habilitada apenas para o Modelo Padrão de impressão.
Nota:
-
A opção Pick Interno serve para visualizar o recebimento das peças. O relatório mostra se a quantidade está correta, se houve recebimento de alguma peça com defeito e informar o usuário que recebeu o material.
Funções Adicionais
Importando Nota de Descrição para Janela de Cadastro
Importando Nota de Produtos para Janela de Cadastro
Como dar Entrada em Nota Fiscal de Aluguel Creditando PIS e COFINS por Departamento
Realizando Entrada da Nota de Importação
Como Realizar Entrada da Nota de Importação
MÓDULO ESTOQUE DE PEÇAS
Antes de dar entrada na nota de importação, faz-se necessário configurar:
- 1. O parâmetro UF do Estado que Utiliza as Regras de Importação com a UF do Estado.
2. Determinar as alíquotas de PIS/COFINS para produto importado e informar se o produto faz parte do Protege/Outorgado por NCM. Conforme Tabela NBM - Classificação Fiscal.
3. Configurar a Tabela Natureza de Operação para que a soma dos impostos ICMS, ICMS ST, PIS, COFINS, Despesas e Acessórios seja lançada ao total da NE, conforme tributação de importado.
- 4. Marcar a opção PIS/COFINS/CSLL Retido, na aba de Faturam., no Cadastro de Clientes.
Importante: O valor total da nota é o valor total dos produtos + Valor do ICMS + Outras Despesas + Valor do ICMS ST se houver. As informações da DI, Desembaraço, Valor Total do PIS e COFINS devem ser impressas nos dados adicionais da Nota. No módulo de Veículo ao emitir uma nota de entrada de veículo o cálculo para o total da nota é o mesmo do módulo de estoque de mercadorias. O valor total da nota é: valor do produto + valor do IPI + PIS + COFINS + ICMS + ICMS ST.
Ao cadastrar um item para a nota deve-se informar o peso total do item para permitir o sistema realizar rateio das despesas e acessórios pelo peso do produto. Conforme procedimento abaixo:
1. No menu principal ir Movimento e Nota Fiscal de Entrada;
2. Na janela Nota Fiscal de Entrada, clique Incluir;
3. Preencha campos de acordo com informações da NE;
4. Clique Produtos. Na janela Produtos da Nota Fiscal de Entrada, clique Incluir;
5. Selecione o item que consta na NE e informe seus dados;
6. Clique Imposto. Na janela Impostos, digite informações sobre a tributação do item. Todos os campos são liberados para digitação, possibilitando cadastrar a nota conforme regra de importação utilizada do estado, informando a tributação de ICMS, a alíquota/valor dos impostos IPI, ICMS, ICMS ST, PIS e COFINS. Em seguida clique OK;
7. Após associar a NE a um pedido, preencha informações sobre imposto e clique Voltar;
8. Clique Transportadora;
9. Informe os dados da transportadora juntamente com o peso total dos itens. Clique em OK;
10. Clique Rodapé;
11. Insira informações e clique Obrigações;
Nota:
- O campo acréscimo é a soma dos campos Despesas Acessórias + ICMS ST se tiver.
12. Na janela Obrigações da Nota Fiscal de Entrada clique Incluir;
13. Nesta tela serão informados os desdobramentos da condição de pagamento da nota. Cada um dos desdobramentos corresponde a uma obrigação no Contas a Pagar. Em seguida, clique OK e Voltar;
14. As informações sobre obrigação foram registradas. Clique Voltar;
15. Clique Importar;
16. Informe os dados das Informações da DI (Declaração de Importação) e das Informações do Desembaraço. Clique em OK;
Nota:
- Utilize a opção Informações da GI (Guia de Importação) para informar a data e o número.
17. Na janela Inclusão da Nota Fiscal de Entrada, clique Confirma.
Nota:
-
Após digitada a nota e feita a conferência dos valores deve-se gravar a nota para gerar a NF-e. Vale ressaltar que os campos Número e Série da nota não foram informados, isto porque, a mercadoria é importada de mercadoria importada, a empresa tem que registrar a compra da mercadoria para a SEFAZ.
Realizando Entrada de Nota em Trânsito de Peças
Como Realizar Recebimento de Peças
MÓDULO ESTOQUE DE PEÇAS
Para fazer recebimento de peças é necessário que os arquivos sejam importados. Após importação, chegada das peças e conferência siga orientações abaixo:
1. No menu principal ir Movimento e Nota Fiscal de Entrada;
2. Na janela Nota Fiscal de Entrada, no campo Número de N.E., clique em pesquisar ;
3. Digite o número da NF ou Fornecedor e clique OK;
4. Selecione a Nota desejada e clique Voltar;
5. O sistema retornará para janela Nota Fiscal de Entrada. Tecle TAB para trazer os dados da nota e em seguida, Alterar;
Nota:
-
Retirada a critica do campo data de Chegada possibilitando a alteração da data. A alteração do campo poderá ser feita independente do movimento já ter sido exportado ou não para a contabilidade.
6. Confira dados do sistema com a NF. Preencha data Chegada e Entrada da nota. Clique Confirma;
7. Caso a data de entrada seja anterior ao mês atual, é necessário autorizar data de entrada. Basta clicar Autoriza Data de Entrada ou ;
8. Tecle TAB e em seguida, Recebimento para dar entrada do material;
Nota:
-
Toda vez em que for realizar o recebimento das peças da nota fiscal sem que tenha informado a entrada da nota, o sistema emite a mensagem abaixo e impede que o recebimento seja feito até que a data seja informada.
9. Clique Recebimento;
10. Clique Sim para confirmar dados do material;
11. Visualize as informações do produto recebido: desenho, descrição, quantidade pedida, quantidade recebida, cadastro da data, hora e nome do funcionário que realizou o recebimento do produto. Clique Sair;
12. O sistema retornará para janela Nota Fiscal de Entrada. Foi realizada a entrada do produto e o pedido atendido.
Realizando Entrada de Nota em Trânsito de Veículos
Como Realizar Recebimento de Veículos
MÓDULO VEÍCULOS
Para fazer recebimento de veículos é necessário que o arquivo Faturamento de Veículos seja importado. Após chegada dos veículos e conferência, siga orientações abaixo:
1. No menu, ir em Vendas e NF Entrada;
2. Na janela Nota Fiscal de Entrada, no campo Número de N.E., clique Pesquisar ;
3. Digite o número da NF ou Fornecedor e clique OK;
4. Selecione a Nota desejada e clique Voltar;
5. O sistema retornará para janela Nota Fiscal de Entrada. Tecle TAB para trazer os dados da nota e em seguida, Alterar;
Notas:
-
Na emissão da nota fiscal de devolução de compra que tiver uma obrigação de desconto em aberto para o veículo da nota, o sistema liquida essa obrigação utilizando o crédito/débito do parâmetro Crédito/Débito Liquida Desconto Cliente na Devolução buscando obrigação através do tipo de pagamento configurado no parâmetro Código do Tipo de Pagamento Desconto Comercial.
-
Toda vez em que o estoque de imobilizado for selecionado na entrada da nota, o sistema considera a vida útil do veículo. Para isto, faz-se necessário definir a Vida Útil da família, na Tabela Famílias de Veículos. Caso a vida útil não seja definida, o sistema considera que a vida útil do bem no CIAP será de 48 meses.
-
Toda vez em que for dar entrada na nota em que o cliente seja produtor rural, o sistema habilita a opção "Contra Nota Produtor Rural" com os campos "Nº Nota", "Série", "Modelo" e "Dt Emissão" para informar o número da nota, série, modelo e data de emissão da nota fiscal de entrada de veículos do produtor rural. Esses dados serão enviados no XML da nota fiscal eletrônica.
6. Confira dados do sistema com a NF;
Notas:
-
Toda vez em que o parâmetro Permite NFE com Data Entrada Inferior a Data Cadastro estiver configurado com Valor Não, o sistema não permite que a data de entrada seja diferente da data atual e emite a mensagem abaixo:
-
O campo NFS Venda e botão pesquisa serve para pesquisar o número da nota fiscal de venda do veículo. O campo só é visualizado apenas quando a natureza de operação for de devolução, caso contrário o campo fica transparente. Este campo é utilizado para devolver o veículo para o estoque. Vale ressaltar que o veículo pode ser devolvido em qualquer concessionária do grupo e não necessariamente na que efetuou a compra. E após isto, o concessionário realiza a transferência do veículo para o estoque de origem.
Notas:
-
Toda vez em que o parâmetro Bloqueia Valor da Avaliação do Usado na NE estiver configurado com Valor Sim, o sistema bloqueia o valor da avaliação e a previsão de reparos (se houver) na nota fiscal de entrada do veículo usado. Desta forma, impedindo que o valor da avaliação já negociado com o cliente seja alterado.
-
Toda vez que for inserir o veículo na nota de entrada e o campo Descrição do Veículo, no Cadastro de Veículos estiver vazio, o sistema preenche as informações de forma automática.
-
No processo de controle de remessa, ao ser gerada uma nota de entrada para o veículo pendente de retorno, a nota de saída é dada como atendida. Este movimento pode ser consultado através do relatório Relatório Notas Fiscais de Saída sem Retorno.
- Informe a Procedência do veículo de acordo com as configurações fiscais.
Nota:
-
Ao incluir o veículo na nota fiscal de entrada e este esteja vinculado a uma campanha, possuindo modelo, ilha de chassi, dentro do prazo de validade, o sistema emite mensagem: "Este veículo deve ser conduzido a recepção para geração de uma O.S. para adequação" sinalizando a necessidade da execução da campanha.
7. Preencha data Chegada e Entrada da nota. Clique Rodapé para cadastrar informações sobre condição de pagamento da nota (obrigação);
8. Na janela Rodapé, preencha informações sobre valores agregados (frete, encargos, seguros, etc.) e clique Obrigações;
9. Na janela Obrigações da Nota Fiscal de Entrada de Veículos, clique Incluir;
10. Selecione dados da obrigação e clique OK;
Notas:
- Cada um dos desdobramentos corresponde a uma obrigação no Contas a Pagar.
-
Se no tipo de obrigação a opção "Permite Endosso" estiver marcada, no momento de inserir os dados da obrigação, o campo "Endosso" é habilitado para preenchimento do endossado na tela de Inclusão de Obrigações.
11. As informações sobre obrigação foram registradas. Clique Voltar;
Apenas para as concessionárias de bandeira Dafra. Utilize o botão "Veículos em Transito" para modificar as datas de entrada e as datas de expedição dos registros dos veículos em trânsito. Desta forma, os veículos selecionados são retirados de trânsito. As informações desta janela são preenchidas de forma automática após a importação do arquivo de Faturamento de Motos da Dafra. Siga os procedimentos dos itens 12 ao 15.
12. Clique Veículos em Trânsito para modificar as datas de entrada e as datas de expedição dos registros dos veículos em trânsito;
13. Informe a Data de Entrada e a Data de Expedição;
14. Em seguida selecione as notas e clicar em Gravar para que as datas dos registros sejam modificadas;
Nota:
- Utilize o botão Marcar para marcar todas as notas. E Desmarcar para desmarcar todas as notas.
15. Registros atualizados. Clique OK;
16. Na janela Alteração da Nota Fiscal de Entrada, clique Confirma;
Notas:
-
Toda vez em que for Incluir/Alterar uma Nota Fiscal de Entrada de Veículos e clicar em Sair sem salvar as informações, o sistema emite mensagem: "Deseja sair sem salvar?". Desta forma, impedindo sair da tela sem salvar as informações.
-
Caso a nota seja classificada como Devolução e o parâmetro Crédito/Débito Liquida Bônus Fábrica na Devolução não esteja configurado, o sistema emite a mensagem abaixo sinalizando.
- Vale ressaltar que se o título do bônus de fábrica da venda estiver em aberto, o sistema irá liquidá-lo na devolução da venda.
Se na próxima venda, o título foi liquidado sem recebimento, o sistema gera um novo título do bônus. E caso o título tenha sido liquidado com recebimento, o sistema NÃO gera um novo título para o bônus.
-
Toda vez em que for dar entrada em uma nota de veículos e esta estiver com nota, série e chassi duplicado, o sistema não permite o cadastro e emite mensagem "Já existe uma nota fiscal de entrada para esse veículo! [ger_nfev_i]" sinalizando.
-
Toda vez em que for confirmar a entrada da nota de fornecedor, o sistema verifica as seguintes informações: UF, ano/mês, CNPJ e número da nota, da Chave NF-e. Caso a Chave NF-e seja inválida, uma mensagem aparece mostrando as informações que estão incoerentes na composição da Chave NF-e.
-
Caso o chassi do veículo não seja informado no Cadastro de Veículos, campo Descrição do Veículo, o sistema verifica a descrição do chassi e mostra-o na descrição da nota fiscal de entrada, independente deste ser informado ou não.
17. A nota foi lançada e o veículo já consta em estoque;
18. Clique Imprimir para imprimir a nota de entrada;
19. Na janela Impressão da Nota Fiscal de Entrada selecione a Opção de Impressão: Modelo Bobina ou Modelo Padrão;
20. Modelo Bobina impresso;
Nota:
-
O código de procedência do CST é composto por três dígitos: 1º dígito de procedência do veículo gravado na família do veículo, e 2º e 3º dígitos são referentes ao código da tributação na natureza de operação.
21. Modelo Padrão impresso.