De Dealernet Wiki | Portal de Soluo, Notas Tcnicas, Verses e Treinamentos da Ao Informtica
Tabela de conteúdo |
Introdução
Após realização da venda de peças e acessórios, é necessário que o vendedor emita a nota fiscal. Neste momento, o sistema emitirá a nota fiscal de venda e os boletos de cobrança bancária quando for uma venda a prazo. Emitirá uma lista de separação no estoque com suas quantidades e respectivas localizações, de modo a facilitar a sua separação pelo supridor.
Existe uma opção "Indicado por" no Televendas ou Vendas que permite o usuário indicar o cliente que indicou a empresa ao comprador.
Para que a venda seja realizada corretamente, é possível configurar a natureza de operação afim de que o vendedor só tenha acesso às opções definidas no módulo de segurança.
O pedido pode ser criado pela opção de Televendas ou Vendas.
Configurações
Calcula IPI na Nota de Saída de Veículos/Estoque de Peças
Configurando Natureza de Operação
Código Cliente Consumidor Final
Emite Pré-Venda na Emissão de Cupom Fiscal
Empresa Trabalha com Intermediador
Filtro Impressora PDF para Armazenar Boleto
Imprime Lista Separação com Estoque
Imprime no Cupom Fiscal CPF/CNPJ Consumidor
Modelo da Lista de Separação/Devolução
Permite Alterar Cliente do Pedido
Valida Comissão na Natureza de Operação
Criando Pedido de Venda
Como Criar um Pedido de Venda
MÓDULO BALCÃO
1. No menu principal clique Pedidos e Vendas;
2. Na janela Pedidos, selecione o Vendedor de Peças;
3. Informe a Senha do usuário. Clique OK;
4. Clique em Incluir;
Nota:
- Para as concessionárias Honda, informe o Motivo de Atratividade (mídias) e Motivo de Compra para as vendas efetuadas por empresa.
5. Na janela Inclusão de Produtos do Pedido, clique em Incluir ;
6. Na janela Inclusão de Produtos, preencha os campos Movimento, Cond. Pagto de acordo com o tipo de negociação;
Notas:
- Movimento é a Natureza da operação.
-
Toda vez em que for realizar uma venda, o sistema verifica o tipo de movimento. Se a natureza de operação selecionada não estiver com a comissão do vendedor cadastrada, o sistema emite a mensagem abaixo e impede a realização da venda. Esta validação se torna obrigatória com a configuração do parâmetro Valida Comissão na Natureza de Operação definido para Sim.
7. Pesquise o cliente;
8. Selecione o cliente;
9. Aparecem os dados do cliente na tela. Clique TAB;
Nota:
-
Se o parâmetro Permite Alterar Cliente do Pedido estiver configurado com Valor Não, o campo Cliente não será habilitado para alteração.
10. Selecione o produto;
11. Se o produto estiver em promoção, o sistema trará o desconto, não permitindo a alteração no desconto. Clique TAB para aparecer dados do produto;
12. Informe a Quantidade;
13. Clique em OK. O produto foi incluído. Clique em Voltar;
Nota:
- Se o desconto concedido for maior que o permitido, a nota só será emitida após aprovação da Gerência.
14. Para visualizar a rentabilidade do produto, clique em Margem. O sistema mostra o valor da Margem calculada pelo custo gerencial e pelo custo contábil. Estas informações são configuráveis. Maiores informações, ver documentação: Cálculo da Margem de Peças.
Notas:
Guia de Pedido - mostra por pedido, o valor de venda corrigido, custo de compra, custo operacional, valor ICMS, PIS/COFINS, valor de margem e percentual de margem.
Guia de Produtos - lista todos os produtos trazendo o código e descrição do produto, grupo lucratividade (GL), class. abc de popularidade (Pop), class. abc de estoque (AbcE), informação de promoção (Prom), quantidade do Pedido (Qtde),valor, % Desc, margem e % Margem.
Guia Detalhado - ao selecionar o produto (na guia produtos), traz detalhado por produto, o valor de venda corrigido, custo de compra, custo operacional, valor ICMS, PIS/COFINS, valor de margem e percentual de margem.
15. Após analisar a rentabilidade, clique em Voltar;
16. Clique em Imprimir para emitir Nota;
17. Se necessário, preencha o campo Indicado por, informando o cliente que indicou;
Notas:
- Todas as observações contidas na nota fiscal de venda são exportadas para o campo de Observação do Títulos.
- Caso clique no botão Imprimir o sistema lista na impressora fiscal o total de impressões existentes em cada fila.
-
Para informar o CPF/CNPJ do cliente ao emitir o cupom fiscal, basta configurar os parâmetros Código Cliente Consumidor Final com o código do cliente Consumidor Final e Imprime no Cupom Fiscal CPF/CNPJ Consumidor com Valor Sim. Este procedimento visa atender a solicitação da Nota Fiscal Paulista no estado de São Paulo.
-
Para gerar venda através de intermediador, ou seja, emitir nota em nome da seguradora e título em nome do cliente. Basta configurar o parâmetro Empresa Trabalha com Intermediador com Valor Sim; marcar a opção Intermediador e informar o percentual de comissão, no campo % Comissão, no Cadastro de Clientes na aba Faturam. para assim poder gerar a venda através de intermediador, informando o cliente intermediador, no campo Intermediador antes de emitir nota. É possível consultar os títulos do intermediador, através do Relatório Comissão de Intermediadores no módulo Estoque de Peças.
-
Toda vez em que for imprimir uma nota e o sistema exigir o preenchimento do Chassi, Placa e Sinistro, indica que a condição de pagamento está definida para exigir estas informações. Para isto, basta marcar o checkbox "Exige Chassi, Placa e Sinistro", na tabela de Condições de Pagamento e emitir a nota com as informações do chassi, placa e sinistro. Caso estas informações não sejam preenchidas, o sistema impede a emissão da nota. Através da opção Relatório Notas Fiscais Mala Direta - Condição de Pagamento é possível visualizar as notas que foram emitidas com número de chassi, placa e sinistro.
-
Toda vez em que o parâmetro Filtro Impressora PDF para Armazenar Boleto estiver configurado com o modelo da impressora PDF, o sistema irá armazenar a imagem do boleto em banco de dados.
-
Mesmo que a nota não seja emitida, o sistema grava as informações complementares, que foram digitadas no campo "Inf. Complem.", assim, evitando digitá-las novamente, em outra tentativa de emissão.
- Ao configurar o parâmetro Calcula IPI na Nota de Saída de Veículos/Estoque de Peças com Valor SIM e informar a Procedência como produto extrangeiro - importação direta e o I.P.I., no Cadastro de Materiais o Valor do I.P.I. será totalizado ao valor da venda.
18. Clique em Lista Sep para emitir a Lista de Separação;
19. A Lista de Separação será impressa no Almoxarifado com os dados da peça solicitada;
Notas:
-
Se o parâmetro Imprime Lista Separação com Estoque estiver configurado com Valor Sim, a lista de separação será impressa com as informações do estoque anterior e atual, caso exista.
-
Toda vez em que o parâmetro Modelo da Lista de Separação/Devolução estiver com Valor 2, a lista de separação seja gerada em um papel de formulário contínuo com novas medidas. O papel é picotado de 240 x 280 (80 cols.).
20. Após imprimir a Lista de Separação, clique em Sim;
21. A Nota Fiscal será impressa e o pedido concluído;
22. Clique em Orçam. para emitir o Orçamento;
23. Em seguida clique no botão Preview para visualizar o Orçamento;
24. Orçamento com o pedido do cliente incluído.
Nota:
-
Toda vez em que o parâmetro Emite Pré-Venda na Emissão de Cupom Fiscal estiver configurado com Valor Sim, o campo Condição de Pagamento aparece.