Relatório Gerencial das Vendas de Peças

De Dealernet Wiki | Portal de Soluo, Notas Tcnicas, Verses e Treinamentos da Ao Informtica

Edição feita às 07h53min de 11 de janeiro de 2012 por Anakarine.oliveira (disc | contribs)
(dif) ← Versão anterior | ver versão atual (dif) | Versão posterior → (dif)

Tabela de conteúdo

Introdução

O Relatório Gerencial Vendas de Peças visa acompanhar o desempenho mensal da equipe vendas de peças, apontando o esforço da equipe e os problemas de desempenho com as causas de não venda. Também demonstra os contatos realizados, quantos destes contatos geraram ou não vendas e o faturamento. Os dados são comparados com as metas previstas.

O relatório possibilita a gerência analisar e atuar no sentido de manter e direcionar os esforços do grupo, sempre voltados para o atingimento das metas e objetivos da empresa.

Gerando Relatório Gerencial das Vendas de Peças

Como Gerar Relatório Gerencial das Vendas de Peças

MÓDULO ESTOQUE DE PEÇAS

Para emitir o relatório é necessário que as metas de peças, tipos de contatos e a carteira de clientes estejam cadastrados. Ver documentações Objetivos, Tabela Tipos de Contato e Carteira de Clientes de Peças.

1. No menu principal ir Relatórios, PCIC e Gerencial das Vendas de Peças;

Arquivo:Relgervendaspecas1.jpg

2. Na janela Relatório Gerencial das Vendas de Peças informe o Mês que se quer avaliar;

3. Selecione o Tipo de Cliente cujos dados serão calculados no relatório: Carteira, Não Carteira ou Todos;

Arquivo:Relgervendaspecas2.jpg

4. Para selecionar vendedor, clique Vendedor;

5. Na janela Funcionários, digite o código do vendedor ou selecione através Arquivo:Relgervendaspecas3.jpg ou selecione o setor. Clique TAB;

Arquivo:Relgervendaspecas4.jpg

6. O sistema traz os dados. Selecione o vendedor ou clique Todos para marcar todos os vendedores listados;

7. Para excluir, selecione o vendedor e clique Retirar;

8. Clique OK;

Arquivo:Relgervendaspecas5.jpg

9. Clique Preview para visualizar o relatório;

Arquivo:Relgervendaspecas2.jpg

10. Para imprimir o relatório, clique Imprimir.

Arquivo:Relgervendaspecas6.jpg

Entendendo os Campos do Relatório Gerencial das Vendas de Peças

Arquivo:Relgervendaspecas6.jpg

Dados do Relatório:

Os valores correspondem aos contatos realizados pelos vendedores selecionados, no período analisado. Podendo estar associado aos clientes da carteira, os clientes que não são da carteira ou todos os clientes. No relatório do exemplo são os Clientes da Carteira.

Meta: mensal dos vendedores selecionados ou meta da equipe, caso não tenha selecionado nenhum vendedor. A meta é configurada no Cadastro de Objetivos de Peças.

Empresas: nome da empresa.

Mês em análise.

Tipos de Contatos: quantidade de contatos planejados (pl) e realizados (rl) e total, por semana. Os tipos de contato são configurados na Tabela Tipos de Contato. Vide legenda do relatório.

Planejado: só existe meta para o tipo de contato PP (prospecção), configurado no Cadastro de Objetivos de Peças.

Real: calculado de acordo com os filtros do relatório (vendas Balcão - Televendas).

Tipos de Clientes: quantidade de contatos realizados em cada semana por tipo de cliente (segmento de mercado balcão) e total - vide legenda do relatório.

Venda

VD (Venda Direta): quantidade de contatos que resultaram em vendas sem a necessidade de orçamento.

% de produtividade = vendas VD/total de contatos realizados.

VO (Venda Orçamento): quantidade de contatos que resultaram em vendas com orçamento (opção "orçamento" marcada no Televendas).

% de produtividade = vendas VO/total de contatos realizados.

TT (Total): soma VD + VO.

% de produtividade = (VD+VO)/total de contatos realizados.

Motivos de Não Venda: vendas perdidas por motivo.

Quantidade de contatos que resultaram em não-vendas, totalizado pelo motivo da venda perdida.

Existe um motivo não cadastrado que aparece com o código ? (interrogação), descrição Indefinido. Estes contatos não foram finalizados; o pedido foi excluído sem informar venda perdida ou ainda está pendente de emissão de NF.

%: relação entre a quantidade de cada motivo/total do dia ou semana.

Faturamento

QC (Quantidade de Clientes)

Planejado: meta planejada de contatos.

Real: quantidade de clientes que tiveram notas fiscais emitidas no período pelo Balcão (vendas realizadas a partir dos contatos no Televendas).

São considerados apenas os clientes que tiveram faturamento no período, a partir da data de emissão da NF e não da data do contato com o cliente. Ex: se um contato foi realizado em 29/09/07, mas a NF foi emitida em 01/10/07, o contato aparecerá no mês 09/2007, enquanto que o valor faturado só aparecerá no mês 10/2007.

TFD (Valor Total de Faturamento)

Planejado: soma dos objetivos de vendas de peças e acessórios configurados no Cadastro de Objetivos de Peças no mês analisado. Além disso, é calculada a meta proporcional do dia ou da semana para informar em cada linha do relatório.

Real: idem ao faturamento QC.

% Meta: percentual de atingimento da meta através da relação entre o planejado e o realizado. O % de atingimento é indicado por cores:

Vermelho - menor que 50 %.

Amarelo - de 50% até 95%.

Verde - acima de 95%.

Inatividade de Compras: indicador que mostra, dentro dos clientes da carteira que realizaram compras nos últimos 12 meses, quantos clientes não compram há 1, 2, 3 meses... e assim por diante.

Ao lado do nome Inatividade de Compras é exibida a quantidade total de clientes que compraram nos últimos 12 meses.

Logo abaixo, é exibida a quantidade de clientes (do total de clientes) que não realizaram compras no mês. Também é exibido o % correspondente, em relação ao total de clientes que realizaram pelo menos uma compra nos últimos 12 meses.

Mês da Última Compra: ordem dos meses (0 = mês atual, 1 = mês anterior, etc., até 11). São utilizadas cores para identificar o nível de importância que deve ser dado aos números:

Verde - 0 meses.

Amarelo - entre 1 e 5 meses.

Vermelho - acima de 5 meses.

Clientes: quantidade de clientes cuja última compra foi realizada no mês. Exemplo: a quantidade que aparece na coluna 0, indica a quantidade de clientes cuja última compra foi feita no mês de referência. A quantidade de clientes na coluna 1, indica a quantidade de clientes cuja última compra ocorreu no mês passado, mas não compraram no mês de referência, isto é, clientes que não compram há 1 mês. Na coluna 2, aparece a quantidade de clientes que não compram há 2 meses, e assim sucessivamente.

Percentual: relação entre clientes do mês e total de clientes que realizaram compras nos últimos 12 meses.

Frequência de Compras: mostra dentro dos clientes da carteira, aqueles que realizaram compras nos últimos 12 meses. Considera somente as informações de clientes cadastrados antes do mês analisado, do ano anterior. Permite, por exemplo, as seguintes análises:

- 10% dos clientes da carteira (que já estavam cadastrados) compraram em todos os meses dos últimos 12 meses.

- 5% dos clientes da carteira (que já estavam cadastrados) compraram em 11 meses dos últimos 12 meses.

Ao lado do nome Frequência de Compras é exibida a expressão "clientes com data de cadastramento "dia/mês/ano". Esta data é calculada pela data final do mês de referência do ano anterior. Isto permite analisar um período de 12 meses fechado. Exemplo: Relatório de Janeiro/2007 (data final = 31/01/2007) e a Data Cadastro Cliente 31/01/2006.

Ao lado da data é exibida a quantidade total de clientes que realizaram compras nos últimos 12 meses e que foram cadastrados antes da data especificada.

Mês com Compra: ordem do número de meses com compras (de 12 a 1).

Clientes: quantidade de clientes que realizaram compras no mês.

Percentual: relação entre clientes do mês e total de clientes dos últimos 12 meses. Exemplo: a quantidade de clientes da coluna 12, indica a quantidade de clientes que compraram pelo menos uma vez em todos os 12 meses do período analisado. Na coluna 1, por sua vez, o número que aparece nela indica a quantidade de clientes que compraram pelo menos uma vez em apenas 1 mês do período analisado.

Regularidade de Compras: exibe a evolução das compras dos clientes da carteira mês a mês. Nas colunas são apresentados os últimos 12 meses (do mais antigo para o mais atual), desconsiderando o mês de referência. Nas linhas, são apresentados para cada mês, a quantidade de clientes existente na carteira do mês, e a quantidade de clientes da carteira do mês que realizaram pelo menos uma compra no mês indicado. Logo abaixo, é exibido o percentual destes clientes em relação aos primeiros.

Concentração do Faturamento: relação entre a quantidade de clientes que compraram no último trimestre e o total do faturamento do último trimestre.

Ao lado do nome Concentração de Faturamento é exibida a quantidade de clientes que compraram no último trimestre. Esta quantidade corresponde à soma dos três primeiros meses (0, 1 e 2) do indicador Inatividade de Compras.

Este indicador permite a seguinte análise, por exemplo:

- 10% dos clientes que mais compraram (maior volume de faturamento), foram responsáveis por 71% do faturamento total no último trimestre.

- Conclusão: se um cliente deixar de comprar, o faturamento cairá substancialmente.

% de Clientes: faixa de percentual que varia de 10% a 100%.

% de Faturamento: % de faturamento dos clientes correspondentes ao % indicado na coluna, em relação ao faturamento total. Exemplo: Supondo que na coluna 20%, o % de faturamento exibido seja 50%. Isto indica que 20% dos clientes que compraram no último trimestre, é responsável por 50% do faturamento total do trimestre.