De Dealernet Wiki | Portal de Soluo, Notas Tcnicas, Verses e Treinamentos da Ao Informtica
Tabela de conteúdo |
Introdução
O Mobile Receiver é uma solução totalmente integrada ao FiatNet para recebimento on-line de volumes e peças na rede de concessionárias Fiat.
Sua função primordial é gerenciar as atividades de fluxo do pedido, desde a importação dos pedidos atendidos pela Fiat até armazenagem de peças e acessórios no estoque.
O Mobile Receiver possui diversas funções para apoiar as atividades operacionais no almoxarifado da concessionária, entre elas:
-
Programação e entrada de pedidos: a Fiat disponibiliza dois arquivos com dados das notas fiscais e caixa (volumes) no DCS. A concessionária importa os arquivos para FiatNet.
-
Recebimento on-line por coletor de dados: após chegada das peças, devido mobilidade, o responsável pode receber o volume em qualquer lugar (no almoxarifado, caminhão, etc.). Basta gerar o romaneio no FiatNet que automaticamente as informações de recebimento são transmitidas para coletor de dados, e em seguida, passar o coletor no código de barras da caixa e logo após, nas peças.
-
Inspeção e controle de qualidade: recebidas as peças e volumes, então são colocadas para conferência. Após conferência, as peças são disponíveis no estoque automaticamente.
-
Armazenagem: as etiquetas de localização das peças podem ser impressas e as peças armazenadas no estoque.
Em resumo, o Mobile Receiver indica e seleciona o recebimento a ser processado, indica os itens e quantidades a serem recebidos, identifica as peças e acessórios, confirma o recebimento da quantidade de cada produto e libera os itens para a armazenagem.
Configurações
Como Configurar Mobile Receiver
Importação
Importando Notas Fiscais
MÓDULO INTEGRAÇÃO FÁBRICA
A Importação do arquivo nota de entrada peças é responsável pelo cadastro de NE referente a pedidos de compra de peças feitos ao fabricante. A Fiat disponibiliza o arquivo pelo DCS à Concessionária. Esta por sua vez, importa-o com informações do pedido e da nota para o sistema FiatNet. Maiores informações acesse: Importação Nota de Entrada Peças.
1. No menu principal clique no botão Arquivo;
2. Em seguida selecione as opções Importações e Importar Notas Fiscais de Entrada;
3. Na janela Notas Fiscais de Entrada selecione as informações da nota: estoque, faturamento, pagamento e transporte;
4. Selecione o arquivo a ser importado através ;
5. Na janela Arquivo a Importar selecione o arquivo SNP;
Nota:
- O arquivo é exportado do DCS e salvo em um diretório local. Acesse o diretório que o arquivo foi salvo e selecione o arquivo.
6. Na janela Notas Fiscais de Entrada clique Processar;
7. Arquivo sendo processado;
8. O sistema processa o arquivo e informe os dados importados. Este relatório poderá ser impresso para conferência através da opção Imprimir. Após conferência, clique Confirma;
9. Na janela Confirmação da Importação, selecione as notas que serão importadas e clique Confirma;
10. A importação foi concluída. Clique OK.
Importando Volumes e Peças Expedidas
MÓDULO INTEGRAÇÃO FÁBRICA
A Fiat disponibiliza no DCS um arquivo contendo os volumes e as peças enviadas para concessionária. Após a importação da Nota Fiscal de Entrada e chegada das peças no almoxarifado, importe este arquivo para o FiatNet. Automaticamente são cadastrados os volumes e peças expedidas, de acordo com a nota fiscal. Maiores informações acesse: Importação Volume de Peças Expedidas.
1. No menu principal clique no botão Arquivo;
2. Em seguida selecione as opções Importações e Importação Volumes de Peças Expedidas;
3. Aparecerá a mensagem informando é que necessário importar o arquivo SNP para em seguida o SVL. Caso o arquivo SNP já tenha sido importado, clique Sim para processar o SVL;
4. Na janela Volumes de Peças Expedidas selecione a Montadora e o Arquivo através ;
5. Na janela Arquivo a Importar selecione o arquivo SVL;
Nota:
- O arquivo é exportado do DCS e salvo em um diretório local. Acesse o diretório que o arquivo foi salvo e selecione arquivo.
6. Na janela Volume de Peças Expedidas clique Processar;
7. Arquivo sendo processado;
8. O sistema processa o arquivo e informa os dados importados. O relatório poderá ser impresso para conferência através da opção Imprimir. Após conferência, clique Confirma;
9. Importação concluída. É necessário dar entrada nas notas e realizar os recebimentos.
Romaneio
Gerando Romaneio
MÓDULO ESTOQUE DE PEÇAS
O Romaneio representa um grupo de notas que serão recebidas.
Ao registrar a data de entrada da nota, o sistema gera o número do romaneio (caminhão) que é associado aos volumes. Maiores informações acesse: Recebimento de Volumes - FIAT.
1. No menu principal clique no botão Movimento;
2. Em seguida selecione a opção Gerar Romaneio;
3. Na janela Gerar Romaneio selecione as notas para realizar entrada e clique Gerar Romaneio;
4. Clique Sim para confirmar a data de entrega.
Recebimento
Recebimento de Volumes e Peças On-Line
1. Clique no botão Login para acessar o sistema Mobile Receiver;
2. Informe Usuário e Senha de acesso ao sistema, clique Entrar.
Nota:
- O usuário/senha informados é o mesmo do FiatNet.
3. Informe o número do Romaneio e clique em Receber Volumes para começar o recebimento de volumes on-line;
4. Informe o nome do Motorista e Placa. Ir para campo Volume. Passe o coletor no código de barras da caixa (volume) para realizar leitura. Aparecerá o volume na tela. Clique Adicionar Volume. Repita este procedimento para receber outro volume;
Notas:
-
Se o volume recebido não pertence à concessionária, será populado o drop down Volumes que não pertencem à concessionária. Para receber o volume indevido, selecione o volume e clique Receber. Os volumes serão recebidos um de cada vez.
- Se o volume recebido não pertence à concessionária, é possível apagar os volumes indevidos, basta clicar no botão ESC Canc Indev.
5. Ao término do recebimento dos volumes, existem duas opções: clique Conf. Recebimento para considerar os volumes como recebidos. Nesse momento o sistema atualiza automaticamente o banco de dados com as informações. Ou então clique em Receber Peças para realizar o recebimento das peças referentes aos volumes.
6. Após receber os volumes, realize recebimento das peças. Selecione o volume do qual irá receber as peças, em seguida informe o desenho da peça a ser recebida (tanto o código do volume como o desenho das peças podem ser lidos através do código de barras).
Notas:
- A Qdt sugerida pelo sistema é sempre 1, para quantidades diferentes altere o valor.
- A proporção que for realizando o recebimento da peça, o campo Local da última pça adicionada vai mostrando a locação da peça.
-
Para imprimir as etiquetas das peças basta marcar o checkbox Imp. Etiqueta e informar a quantidade a ser impressa no campo Qtd. Só será habilitado campo Qtd. se o checkbox Imp. Etiquetas estiver marcado e no momento da confirmação do recebimento das peças as etiquetas serão impressas.
-
Através do parâmetro Modelo Etiqueta é possível definir o modelo/quantidade (layout) de etiquetas das peças a serem impressas.
Ao clicar no botão Peças Em Recebimento abre a janela Peças em Recebimento para que sejam visualizadas as peças em recebimento, havendo a possibilidade também de alterar as quantidades das peças que estão sendo recebidas. Para alterar a quantidade das peças em recebimento, basta dar duplo clique na peça a ser alterada e os campos Volume|Pça e Qtd são populados com as informações referentes a peça selecionada para que seja alterada a quantidade. Após alterar a quantidade clique em Confirma e a peça selecionada passará a apresentar a quantidade informada.
Há casos que a fábrica fatura a peça pela nota fiscal com um determinado código, mas na leitura do código de barras vem outro. Nesse caso, o mobile dá a opção de selecionar a peça não identificada, e digitar o novo desenho. Para confirmar essa associação, clique Reassociar.
Quando a peça recebida não consta no volume, associe o volume/peça e NE, clique Receber.
7. Ao término do recebimento das peças, clique em Conf. Recebimento. Automaticamente as informações são atualizadas no banco de dados;
Nota:
-
Se o endereço do WebService estiver instalado, ao confirmar o recebimento e houver quantidade de etiquetas a serem impressas, o sistema faz a chamada ao WebService e imprime as etiquetas referentes às peças recebidas.
Caso alguns volumes não tenham sido recebidos, e ao clicar nos botões ou , o sistema emite a mensagem "Existem volumes que não foram considerados como recebidos. Deseja confirmar o recebimento dos mesmos?", perguntando se deseja confirmar recebimento.
8. Se a quantidade de peças recebidas for diferente da quantidade de peças esperadas, abrirá uma janela com as quantidades divergentes;
9. Todas as peças vêm marcadas. Para não receber a peça, selecione a peça e desmarque o check box Receber. Após selecionar as peças que serão recebidas, clique na opção Receber.
Listando Volumes Recebidos
1. Informe o número do Romaneio e clique em Listar Volumes Recebidos para listar os volumes que foram recebidos;
2. Na janela Volumes em Recebimento são visualizados os volumes recebidos.
Nota:
- Quando o Status for "X" significa que o volume não pertence à concessionária.
Listando Volumes não Recebidos
A opção Listar Volumes Não Recebidos serve para visualizar todos os volumes não recebidos, ou seja, volumes que constam nas NE's selecionadas para a geração do romaneio e que não foram recebidos.
1. Informe o número do Romaneio e clique em Listar Volumes Não Recebidos para listar os volumes que não foram recebidos;
2. Na janela Volumes Não Recebidos são visualizados os volumes não recebidos.