Entendendo Info

De Dealernet Wiki | Portal de Soluo, Notas Tcnicas, Verses e Treinamentos da Ao Informtica

Edição feita às 11h44min de 16 de abril de 2015 por Anakarine.oliveira (disc | contribs)
(dif) ← Versão anterior | ver versão atual (dif) | Versão posterior → (dif)

1. Na janela Inclusão de Natureza de Operação clique na opção Info;

Arquivo:Naturezaoperacao12.jpg

2. Abaixo a descrição dos campos da janela Informações Adicionais;

Arquivo:Naturezaoperacao13.jpg

Redução de Base de Cálculo do ICMS: informe o percentual de redução da base de cálculo para as entradas ou saídas de dentro e de fora do Estado.

Redução para ICMS Diferido: informe o percentual para gerar o ICMS Diferido nas Notas de Entrada e Saída.

Contabilizar: informe NÃO se as notas (de entrada ou de saída) emitidas com a natureza de operação não devem ser contabilizadas pelo Integrador Contábil.

Acréscimo da Base de Cálculo do ICMS Retido na Venda: os contribuintes substitutos tributários devem informar o percentual de agregação utilizado na venda para dentro e para fora do Estado (se houver), ou o percentual do MVA para as vendas de produtos importados para fora do estado.

Contabilizar Mov. Est.: serve para contabilizar ou não o Movimento de Estoque na exportação do Integrador Contábil.

Escrituração Fiscal: informe aqui a observação que deve aparecer no livro fiscal, ao lado da nota, que já não seja impressa automaticamente. As observações impressas automaticamente são:

- INST. NORMATICA NR 139/94
- DEBITO DO EMPOSTO
- ENTRADA DE VEC. P/ FAT DIRETO DO CONSUMIDOR
- ESTORNO DE DEBITOS
- ESTORNO DE ICMS
- ESTONO DE CREDITOS
- ICMS ANTECIPADO DEC. 26594 04/2002
- ICMS DE DEMONSTRAÇÃO
- ICMS DIFERENCIAL DE ALIQUOTA
- ICMS RETIDO
- NF BASEADA EM CUPOM
- OUTROS CREDITOS
- OUTROS DEBITOS
- RECUPERAÇÃO DE DIF DE ALIQ
- VALOR DO IPI
- VALOR DO SERVIÇO
- VEICULO VENDA DIRETA
- VENDA GOVERNO
- NENHUM

Crédito de ICMS Aquisição em Saída para fora do Estado: para creditar ICMS da nota fiscal de saída fora do Estado. Como funciona: calcula o crédito do ICMS a partir do valor da última nota de entrada, separando os créditos de ICMS Normal e Antecipação para efeito de recuperação do valor que foi pago na entrada e será creditado. Caso o parâmetro Habilita Tipo Preço com Crédito ICMS Aquisição esteja configurado com Valor Sim, o sistema habilita os demais Tipos de Preço de produto, como: Preço Custo, Preço Público, Preço Sugerido, Preço Reposição e Preço Garantia, além da opção Valor Ult. Compra, para isto, basta que o check box Crédito de ICMS Aquisição em Saída para Fora do Estado esteja marcado.

Redução de Base de Cálculo do ICMS ST não retido: informe o percentual de redução da base de cálculo do ICMS ST não retiro para as entradas de dentro e de fora do Estado.

Preço: o preço pode ser definido na Natureza de Operação (preço público, preço público sugerido, preço médio, etc.) bem como o percentual sobre este. Na opção %, informar a porcentagem que será cobrada (produto), para aumentar ou diminuir seu valor.

Descontar ICMS no valor do produto: indica se deve ou não descontar ICMS no valor do produto.

ICMS Retido do Fornecedor: se marcada, essa opção permite que seja descontado o ICMS dos fornecedores, o total da NE é abatido do valor do imposto retido. Na escrituração uma observação será aberta no Registro de Entradas para indicar este desconto, e apuração do valor total junto a Sefaz.

Impressão de Nota Fiscal: as notas emitidas com esta Natureza de Operação podem ser impressas em qualquer impressora, independente da impressora informada nos Parâmetros do Sistema.

Vias: serve para definir o número de vias de impressão da Nota Fiscal. Além disto, é possível configurar a quantidade de vias por tipo de operação. O campo por default possui valor zero. O número de vias de impressão segue a seguinte ordem de verificação: o que prevalece é a configuração da natureza de operação; se a natureza de operação estiver com valor zero, o que passa a prevalecer é a configuração da tabela de departamentos e caso as tabelas de natureza de operação e de departamento estejam com valores zerados, o que vai prevalecer é a configuração do parâmetro Quantidade de Cópias a serem impressas do Danf-e.

Observações: campo destinado a descrição de mensagens que serão impressas na Nota Fiscal.

Info. Complem.: campo destinado a informações complementares de mensagens que serão impressas na Nota Fiscal. Estas informações só aparecem na nota fiscal de saída no estoque e balcão se o parâmetro Utiliza Observação Complementar da NF estiver configurado com Valor Sim.

Aceitar Valor Zero: ao marcar a opção, a nota emitida com esta natureza, será gerada com valor zerado (o sistema permite que itens sejam inseridos com valor zero, no caso de notas de complemento de ICMS), no entanto o XML da NF-e para o campo FinNfe sairá com a seguinte informação - 3: NF-e de Ajuste, somente quando o campo Nota Complementar não estiver marcado.

Nota Complementar: ao marcar a opção, o sistema permite emitir nota com valor zerado, mas na emissão da nota complementar informar o lançamento da nota que está sendo complementada. Além disto, o sistema irá enviar o código FinNfe = 2, nesse caso a NF-e obriga enviar a chave da nota que está sendo complementada, pegando esta chave a partir do lançamento informado na emissão da nota complementar.

Escriturar Nota: envia a nota para os Livros Fiscais.

Arredonda percentual de desconto na NF: arredonda valor de desconto impresso na Nota.

Escriturar Valor Zero: ao marcar a opção, a nota emitida com esta natureza, será escriturada nos Livros de Registros de Entrada e Saída.

Bloquear Valor Unitário do produto/veículo (NFS): indica se deve ou não bloquear o valor unitário do produto/veículo na nota de saída. Ao marcar a opção, o sistema impede que o valor unitário seja alterado, principalmente nas notas de transferência.

Gerar AS: ao marcar a opção, toda vez em que for dar entrada em uma nota, o sistema gera uma autorização de serviço (AS) de forma automática.

Considerar % de agregação da classificação fiscal (NBM): desconsidera o percentual de agregação parametrizado no ICMS antecipado e/ou ICMS ST não retido pelo fornecedor, para considerar o da tabela de NBM.

Informar AF: mostra o número da AF na NE. Toda vez que registrar entrada da nota fiscal de serviços de terceiros, o número da AF será mostrado na NE. Este check-box habilita somente para a natureza de operação cujo tipo de movimento é "entrada".

Permite gravar NE sem pedido correspondente: permite incluir uma nota de compra mesmo sem ter feito uma solicitação.

Imprimir RPS automaticamente: imprime o RPS automaticamente. Desta forma, possibilitando determinadas empresas que imprimem a NFS-e (Nota Fiscal de Serviço) somente pelo site da prefeitura configurar para que não seja impresso o RPS automaticamente. Vale ressaltar que esta opção já vem marcada por default. Caso não queira que o RPS seja impresso automaticamente, faz-se necessário desmarcar a opção.

Série da NF: informe a série que será impressa no Registro de Saídas.

Soma impostos ao total da NE - mercadoria importada:

Estorno de NF-e não cancelada no prazo legal:

Exige rateio do frente: define se a natureza obriga informar as notas que terão rateio de frente. Quando esta opção estiver marcada, o sistema exige que as notas fiscais de entrada tenham rateio de frente. Caso as notas não sejam informadas no rateio, a mensagem "Conforme configuração natureza de operação é necessário vincular nota(s) ao conhecimento de frente" aparece e impede que a descrição da nota seja confirmada até que o rateio de frete seja feito. Desta forma, esta opção será de grande utilidade para que as notas vinculadas ao CONHECIMENTO DE FRETE não deixem de ser lançadas, pois caso alguma nota não seja vinculada, no momento da conciliação contábil ocorrerá divergência entre os valores com as notas fiscais.

Obrigatório informar o número e série da NF substituída:

Emitir notas de Ressarcimento e Restituição para Devolução:

Utiliza Tributação Específica de Produtos de outra Natureza de Operação: copia a tributação de produtos de outras naturezas para esta.

Indica operação com Consumidor:

Botão EMPRESA: permite que a mesma natureza utilize diferentes impressoras dependendo da Filial.

3. Na janela Informações Adicionais clique no botão Empresa. Em seguida selecione a empresa desejada e clique Alterar;

Arquivo:Naturezaoperacao23.jpg

4. Especifique a Série para as Notas da Natureza de Operação da Empresa.

Arquivo:Naturezaoperacao24.jpg

Notas:

  • O campo ISS serve para estabelecer uma alíquota de ISS diferente da configurada no parâmetro.
  • O campo % Red. ISS serve para definir o percentual de redução da alíquota de ISS. Este percentual será utilizado para efetuar o cálculo de ISS da natureza de operação utilizada na emissão da nota de serviço.

  • Para as empresas que precisam escriturar notas fiscais com séries diferentes (matriz e filial), caso a série do campo Série Nota, da janela Natureza de Operação, esteja preenchida, o sistema irá desprezar a série do campo Série Nota, da janela Informações Adicionais, mesmo que ela esteja preenchida.

  • O campo Obs serve para digitar as informações que serão visualizadas ao imprimir a NF da empresa. Ao emitir a nota fiscal de saída as informações do campo Obs serão visualizadas no campo Observação da nota.

  • O campo Configurações para Impressão do DANF-e com as opções Quantidade de Vias e Não exibir informações da Fatura serve para definir a quantidade de vias e se exibe informações da fatura na impressão do DANF-e, respectivamente.