De Dealernet Wiki | Portal de Soluo, Notas Tcnicas, Verses e Treinamentos da Ao Informtica
(→da Nota Fiscal de Saída) |
(→da Nota Fiscal de Saída) |
||
Linha 85: | Linha 85: | ||
[[Soma ICMS Retido no Valor Contábil das NFS]] | [[Soma ICMS Retido no Valor Contábil das NFS]] | ||
- | [[Utiliza Observação Complementar da NF]] | + | [[Utiliza Observação Complementar da NF (Nota de Saída) | Utiliza Observação Complementar da NF]] |
[[Valor Mínimo do IRRF em Reais para não Reter na Nota Fiscal (Nota de Saída) | Valor Mínimo do IRRF em Reais para não Reter na Nota Fiscal]] | [[Valor Mínimo do IRRF em Reais para não Reter na Nota Fiscal (Nota de Saída) | Valor Mínimo do IRRF em Reais para não Reter na Nota Fiscal]] |
Edição de 13h51min de 17 de dezembro de 2014
Tabela de conteúdo |
Introdução
A Nota Fiscal de Saída NF é responsável por toda a movimentação (saída) financeira, fiscal e física do estoque. Quando se emite uma NF o sistema processa esta informação em vários pontos, tais como: Registro de entrada da escrita fiscal, contabilidade, contas a receber, comissões, etc. As informações digitadas devem ser de grande precisão, pois um erro na saída da nota gera outros erros na Empresa. Nesta opção, o usuário poderá criar uma NF de transferência, avulsa, serviços, etc. Assim como, alterar uma NF já impressa.
Na NF é possível configurar se as informações sobre Títulos gerados no Contas a Receber irão aparecer ou não no cabeçalho da nota. Há um parâmetro que define se estes dados serão impressos ou não. Outra configuração a ser realizada é na natureza de operação para minimizar erros na emissão da nota. Através da configuração por grupo de usuários, podem-se definir quais naturezas de operação serão utilizadas na nota de saída. O modelo da nota fiscal de veículo é configurado de acordo com o modelo estabelecido em cada Concessionária, e caso não seja informado nenhum valor continuará como está.
Importante: Para realizar retenção de INSS nas notas fiscais de saída de descrição de serviço, basta marcar a opção I.N.S.S. Retido, no Cadastro de Clientes; informar o percentual de INSS a ser retido, na Tabela de Classificação de Descrições; marcar a opção de Serviço ao emitir a nota de saída, assim a alíquota da descrição configurada na tabela de Classificação de Descrições será recuperada; no rodapé da nota o INSS Retido também será destacado, bem como o INSS Retido, no RPS do Modelo III.
A nota fiscal de saída pode ser emitida pelos Módulos Balcão, Estoque de Peças, Oficina, Veículos, Contas a Receber.
Configurações
Como Configurar Emissão da NF de Seguradora por Desconto
Como Configurar Emissão da NF de Seguradora por Transferência
Restrições de Grupos de Usuários
Tabela Classificação de Descrições
Tabela Contas Gerenciais X Movimentos
Tabela Plano de Contas Gerenciais
da Nota Fiscal de Saída
Abate Desconto do Total da Nota
A NFS-E Permite Apenas um Item por RPS
Calcula Base de Cálculo do ICMS Retido pelo Valor Bruto
Concatena a Descrição do Modelo com a do Grupo
Dados de Títulos na Nota de Saída
Destacar ICMS Venda Substituição Tributária Fora UF
E-mail para Envio do Danf-e quando a OS for Garantia
Emitir NF de Acompanhamento em Data após Emissão Cupom
Lança ISS Retido Total no 1º Título
Imprime Lista Separação com Estoque
Mostra Base e Valor de ICMS ST em NF de Transferência
Mostra Pis e Cofins na Obs da NF Governo
Mostrar ICMS Retido da Última Compra na Observação da NFS
Modelo da Nota Fiscal de Veículo
NF Entrada Automática Empresa Não Filial
Obriga Informar Aplicação da Máquina na NFS
Obriga Peso em NF Saída com Transportador
Quantidade Máxima de Serviços por RPS
Path Completa da Pasta Distribuição para Compartilhamento
Permite Alterar/Excluir Valor Agregado de Nota Fiscal de Saída
Permite Alterar Nota Fiscal de Saída Impressa
Permite Alterar Valor e Quantidade da Nota de Transferência de Peças
Permite Prorrogar Data da Obrigação de Veículos Vencida
Permitir Marcar Automaticamente Tipo de Descrição
Soma ICMS Retido no Valor Contábil das NFS
Utiliza Observação Complementar da NF
Valor Mínimo do IRRF em Reais para não Reter na Nota Fiscal
Valor Mínimo para Emissão de NF de Venda à Prazo
da Nota Fiscal de Saída em Papel Moeda
Filtro da Impressora de Papel Moeda
Filtro da Impressora de Papel A4
Emitir Nota Fiscal em Papel Moeda
Modelo da Nota Fiscal Papel Moeda
Emitindo Nota Fiscal de Saída
Como Emitir Nota Fiscal de Saída
MÓDULO ESTOQUE DE PEÇAS
A orientação abaixo é realizada no Módulo Estoque de Peças.
1. No menu principal clique no botão Movimento;
2. Em seguida selecione a opção Nota Fiscal de Saída;
3. Na janela Nota Fiscal de Saída, clique em Incluir;
4. Preencha campos de acordo com o tipo de nota que será emitida (se transferência, serviços, avulsa, etc.);
Notas:
-
O campo Nr NFS-e exibe o código da nota fiscal eletrônica, na consulta das notas. O código da NFS-e é gravado no sistema desde que o arquivo de retorno tenha sido importado da Prefeitura.
-
Toda vez em que for incluir nota de saída, o sistema verifica se o departamento esta com alguma conta restrita. Em caso positivo, a mensagem abaixo aparece e impede procedimento. Acesse o tópico Contas Gerenciais X Movimentos para configurar as restrições.
-
O campo Cód. NFS-e exibe o código de verificação das notas fiscais eletrônicas de serviços. O código é obtido após validação da nota fiscal.
-
A natureza de operação classifica a nota para o sistema. Através dela, o sistema sabe como contabilizar, escriturar fiscalmente, etc. (Ex.: Venda atacado, Simples remessa, remessa para demonstração).
- Para selecionar apenas os departamentos utilizados pela empresa, basta associá-los através do Cadastro de Empresas.
-
Utilize os campos Nº NS Substituída e Série para informar o número e a série da nota que será substituída. A nota substituída informada através destes campos será posteriormente cancelada pelo Monitor. Para que estes campos sejam habilitados, basta configurar o parâmetro Permite Substituição de NFS-E com Valor Sim. Vale ressaltar que só será possível substituir uma nota se esta não for cancelada e nem substituída.
-
Utilize o campo Nota Substituída / Complementar para informar o número da nota complementar. A emissão da NF-e complementar acontece nas seguintes situações:
I - no reajustamento de preço em razão de contrato escrito ou de qualquer outra circunstância que implique aumento no valor original da operação ou prestação;
II - na exportação, se o valor resultante do contrato de câmbio acarretar acréscimo ao valor da operação constante na Nota Fiscal;
III - na regularização em virtude de diferença no preço, em operação ou prestação, ou na quantidade de mercadoria, quando efetuada no período de apuração do imposto em que tiver sido emitido o documento fiscal original;
IV - para lançamento do imposto, não efetuado em época própria, em virtude de erro de cálculo ou de classificação fiscal, ou outro, quando a regularização ocorrer no período de apuração do imposto em que tiver sido emitido o documento fiscal original;
V - na data do encerramento das atividades do estabelecimento, relativamente à mercadoria existente como estoque final;
VI - em caso de diferença apurada no estoque de selos especiais de controle fornecidos ao usuário pelas repartições do fisco federal ou estadual para aplicação em seus produtos, desde que a emissão seja efetuada antes de qualquer procedimento do fisco.
Vale ressaltar que para o correto preenchimento da NF-e, deve-se consultar o departamento contábil/financeiro/tributário ou o contador da empresa, pois as diferenças e particularidades da legislação tributária da UF devem ser levadas em consideração.
Para emitir uma NF-e complementar, basta criar uma natureza de operação para nota complementar e marcar a opção de Aceitar Valor Zero, através do menu Tabelas\Natureza de Operação\Info; emitir uma nota com item por descrição; preencher as informações do Imposto para Tributado Integralmente para assim informar a NF-e que esta sendo complementada.
5. Clique em Produtos;
Notas:
-
Pode ser criada também nota fiscal de veículo (venda, demonstração, etc.), através da opção Veículos. Sendo que, esta janela é usada para cadastrar que veículo está sendo transacionado com a nota fiscal. Embora o sistema permita incluir vários veículos na mesma nota, não é aconselhado fazer tal operação. Portanto, quando ocorrer, deve-se criar uma nota para cada veículo.
-
Se a natureza de operação selecionada não estiver configurada no grupo de usuário o sistema emitirá uma mensagem informando que o usuário não possui acesso para utilizá-la. Caso não seja realizada nenhuma configuração a inclusão da nota é realizada normalmente.
-
Utilize o botão Veículos para alterar o tipo de aplicação da máquina que foi vendida através do Estoque e Comercialização. Para isto, o parâmetro Obriga Informar Aplicação da Máquina na NFS deve estar configurado com Valor Sim.
6. Na janela Produtos da Nota Fiscal de Saída, clique em Incluir ;
7. Selecione o item e informe seus dados;
Notas:
-
Toda vez em que a natura de operação da nota de saída for de devolução de compra, faz-se necessário informar o número da Nota de Entrada, na tela de Inclusão de Produtos. Caso o número da nota não seja informado, a mensagem abaixo aparece impedindo o procedimento. A ausência dessa informação acarreta em problemas na exportação do SPED e não conformidades no custo das peças.
-
Promoção - se estiver marcada esta opção é porque o produto está em promoção. O preço sugerido para venda terá o desconto cadastrado na promoção.
-
O campo Ped. Compra serve para informar o número do pedido de compra registrado no sistema do cliente e o campo Item Ped. Compra serve para informar o número do item do pedido de compra.
-
Para impedir a alteração do Valor Unitário do produto, a opção Bloquear Valor Unitário do produto (NFS/EAD) deve estar marcada, na tabela Natureza de Operação (ver tópico Tabela Natureza de Operação).
-
A opção Garantia serve para informar se o produto ou serviço foi realizado em garantia.
-
Através dos campos Red. Base, Alíq. e Agreg é possível gravar valores do percentual de Redução de Base, percentual de Alíquota do ICMS Retido e percentual de Agregação ICMS Retido, e % de Alíquota do ICMS Retido calculados no momento da emissão e que podem gerar diferença se forem calculados para o XML. As informações destes campos serão utilizadas na Nota Fiscal Eletrônica.
-
O campo Num. Transação GMB serve para informar o número de transação da GMB ao incluir produtos na NFS de remessa de garantia. O campo é válido somente para a bandeira GM.
-
Toda vez em que for incluir produto na nota, o sistema verifica se existe majoração, em caso positivo faz a majoração do valor da peça para mais ou para menos, de acordo com o % configurado no Segmento de Mercado. Caso a configuração do produto seja para não ser majorado (Markup = Não), o produto não irá ser majorado. A configuração do Markup é feita no Cadastro de Materiais.
-
Caso o parâmetro Permite Alterar Valor e Quantidade da Nota de Transferência de Peças esteja configurado com Valor Não, o sistema desabilita os campos "Quantidade" e "Valor Unitário" impedindo a alteração destes valores. Caso a nota seja de transferência de peças e necessite alterar a "Quantidade" e o "Valor Unitário" , configure o parâmetro para Sim.
-
Se o parâmetro Soma ICMS Retido no Valor Contábil das NFS estiver configurado com Valor Não, o sistema irá abater o valor do ICMS Retido do valor contábil da nota fiscal. Caso contrário, o valor do ICMS Retido será somando ao valor contábil nas notas fiscais de saída.
-
Se o parâmetro Calcula Base de Cálculo do ICMS Retido pelo Valor Bruto estiver configurado com Valor Sim, o sistema não considera o desconto da base de cálculo do ICMS Retido ao emitir a nota de saída com item no estoque. O desconto será considerado apenas se o valor for Não.
-
Caso o parâmetro Mostrar ICMS Retido da Última Compra na Observação da NFS esteja configurado com Valor Sim, o sistema grava, no campo Observação, o valor do ICMS Retido e a base de ICMS Retido referente à última compra, quando o valor do ICMS normal da nota for igual à zero.
-
Se o parâmetro Calcula IPI na Nota de Saída estiver configurado com Valor Sim, a Procedência do produto for estrangeira e o I.P.I. estiver configurado, no Cadastro de Materiais, o sistema considera o valor do IPI que soma ao total da nota fiscal.
-
Para que o sistema calcule a diferença de alíquota nas vendas para fora do estado mesmo quando o percentual de acréscimo da base de ICMS estiver zerado. Basta configurar:
-
1º Parâmetro Destacar ICMS Venda Substituição Tributária Fora UF com valor S;
-
2º Definir a alíquota de ICMS para Dentro do Estado e Fora do Estado e marcar o checkbox "Diferença de Alíquota", na Tabela Natureza de Operação – botão C.F.O.;
-
3º Definir a Alíquota e o Acrésc. Base do ICMS Ret. (%), na Tabela Natureza de Operação – botão Info;
-
4º Definir a Alíq. ICMS Interna, na Tabela de Unidades Federativas;
-
5º Marcar a opção Contribui I.C.M.S. para que o cliente da nota seja contribuinte, no Cadastro de Clientes.
O cálculo acontecerá da seguinte forma:
Para ICMS Normal = Valor dos produtos x alíq. interna ICMS.
E para ICMS Retido = Valor dos produtos x valor de agregação se existir x alíq. interestadual ICMS - valor ICMS normal.
8. Clique em OK;
9. Após incluir produto, clique em Voltar;
Nota:
- Nesta janela pode-se também alterar, excluir ou consultar produto.
10. Se necessário, clique em Descrição;
Nota:
-
A descrição é usada, normalmente, para dar saída de itens que não são controlados os estoques. Por exemplo: mesa, cadeira, material para escritório, material de limpeza etc.
11. Na janela Descrição da Nota Fiscal de Saída, clique em Incluir ;
12. Insira informações e clique em OK;
Notas:
-
Em casos de devoluções de compras informar a Base de Cálculo e Alíquota que serão utilizados para calcular o Valor do ICMS Retido.
-
Caso o parâmetro Permitir Marcar Automaticamente Tipo de Descrição esteja com o Valor Não a opção “Produto” do campo Tipo de Descrição não vem marcada. Ao gerar a nota, o usuário deve selecionar a opção correta. Se não marcar, o sistema critica através de mensagem: "Tipo de Descrição: Preenchimento Obrigatório".
-
Caso os parâmetros A NFS-E Permite Apenas um Item por RPS esteja configurado com Valor Não e Quantidade Máxima de Serviços por RPS com a quantidade máxima de serviços por RPS, ao tentar incluir serviços na nota que ultrapassem da quantidade definida em parâmetro, o sistema impede a inclusão de mais serviços e mostra mensagem "Quantidade de Serviços na Nota ultrapassa o limite máximo de XX itens".
-
Se na natureza operação não estiver marcada a opção "Exige Retorno", o checkbox vem desmarcado e disponível para marcação, caso opte por marcar. Toda vez em que for incluir produto e/ou descrição na nota fiscal de saída e a natureza selecionada estiver marcada para exigir retorno, o sistema possibilita realizar um controle das notas fiscais de remessa e seus respectivos retornos.
-
O check box "Exige Retorno" serve para identificar os itens que exigem retorno. Toda vez em que for cadastrar uma Nota Fiscal de Entrada e os itens estiverem vinculados aos itens da Nota de Saída (marcados para exigirem retorno), o sistema faz a identificação destes itens e os cadastra na nota.
-
Caso o parâmetro Valor Mínimo do IRRF em Reais para não Reter na Nota Fiscal não esteja configurado o sistema irá reter o imposto (IRRF) na Nota Fiscal.
-
Ao marcar o checkbox Reter IRRF na tabela Natureza de Operação, o sistema irá calcular o IRRF da nota fiscal de saída, de acordo com a alíquota configurada no Cadastro de Clientes, na aba faturamento. Além disso, será habilitado o campo I.R.R.F. na Descrição da Nota Fiscal de Saída.
-
Apenas para a cidade de Sorocaba/SP, configure a alíquota da classificação de descrição antes de emitir a nota de saída (Tipo - Serviço) para que no momento de selecionar a Classificação a alíquota apareça juntamente com o valor de ISS, no campo correspondente.
-
Utilize o campo NCM para informar o NCM de cada produto de descrição no momento que incluir o item na nota fiscal. Esta informação atende as exigências do SPED FISCAL.
-
Utilize o botão Comissão para gerar nota fiscal de comissão de financiamento selecionando e baixando os títulos de retorno de financiamento do cliente da nota, através da tela de Comissão de Vendas de Veículos. Para isto, basta definir a classificação da natureza de operação como Comissão Financiamento, emitir a nota de saída com esta natureza, definir o Tipo de descrição da nota como Serviço e selecionar os títulos de comissão referente ao cliente da nota para baixa-los e assim gerar a nota de comissão de financiamento.
-
Utilize o campo "Ordenado por", na tela de Comissão de Vendas de Veículos - botão Comissão, para ordenar as informações de acordo com a coluna selecionada.
13. Os dados sobre descrição foram registrados. Clique em Voltar;
14. Clique em Rodapé;
Notas:
- Nesta janela serão informados os valores agregados como frete, encargos, seguros e outros.
-
Se o valor da nota for menor ou igual ao valor definido no parâmetro Valor Mínimo do IRRF em Reais para não Reter na Nota Fiscal, o sistema não efetua o cálculo do IR sobre o serviço. Caso seja maior, o cálculo do IR será realizado, ou seja, o valor do imposto será retido na nota.
-
Se o parâmetro Calcula IPI na Nota de Saída estiver configurado com Valor Sim, a Procedência do produto for estrangeira e o I.P.I. estiver configurado, no Cadastro de Materiais, o sistema considera o valor do IPI que soma ao total da nota fiscal.
-
Os campos "Peso Líquido" e "Peso Bruto" possuem 3 casas decimais para informar as gramas dos produtos com uma maior precisão.
15. Insira informações e clique em Títulos;
Nota:
-
Nesta tela serão informados os desdobramentos da forma de pagamento da nota. Cada um dos desdobramentos corresponde a um Título no Contas a Receber.
16. Inclua ou altere o título e em seguida, clique em Confirma;
17. As informações sobre títulos foram registradas. Clique em Voltar;
Nota:
-
Quando existir valor de ISS Retido na nota fiscal e o parâmetro Lança ISS Retido Total no 1º Título estiver configurado com Valor Sim, o mesmo será lançado na primeira obrigação.
18. Na janela Inclusão da Nota Fiscal de Saída, clique Transportadora;
19. Informe sobre dados do frete e clique em OK;
Notas:
-
Toda vez em que o parâmetro Obriga Peso em NF Saída com Transportador estiver configurado com Valor Sim, e a informação do transportador for preenchida sem que tenha definido o Peso Bruto e Líquido, o sistema emite a mensagem abaixo sinalizando e não permite prosseguir com a emissão da NFS.
-
Mesmo que o sistema não esteja parametrizado (parâmetro Obriga Peso em NF Saída com Transportador com "Valor Não"), e for tentar confirmar a nota, a mensagem abaixo aparece sinalizando a obrigatoriedade do lançamento do Peso Bruto e Líquido, pois estas informações são uma necessidade para meios legais.
20. Na janela Inclusão da Nota Fiscal de Saída, clique Confirma. O sistema registra os dados e gera o nº da NF;
Notas:
-
De acordo com a legislação do ICMS, conforme Decreto 24.569/97 (RICMS-CE), ao emitir uma Nota Fiscal de Devolução as informações, como: "Número da NF Devolvida", "Data de Emissão da NF Devolvida" e "Valor da NF Devolvida" serão visualizadas no campo Observação da nota.
-
Toda vez em que for confirmar a emissão da nota, o sistema verifica se o cliente esta na lista de cidades Dunlop, em caso positivo, só permite vender produto cujo tipo de produto esteja configurado para a cidade em esteja com o código do IBGE associado. Caso contrário, no momento de emitir nota de um cliente de outra cidade, a mensagem abaixo aparece impedindo procedimento.
21. Clique Sim para imprimir na NF de saída;
Notas:
-
Toda vez em que for emitir uma nota fiscal, o sistema solicita a seleção de uma impressora instalada na máquina.
-
Toda vez em que for emitir uma nota fiscal, seja através dos módulos de Balcão, Estoque de Peças ou Oficina, o sistema verifica o valor configurado no parâmetro Valor Mínimo para Emissão de NF de Venda à Prazo. Caso o valor da nota seja menor do que o estabelecido no parâmetro, a mensagem abaixo aparece e impede que a nota seja emitida. Desta forma, evitando que boletos (títulos) sejam gerados com pequenos valores.
-
Caso o parâmetro Mostra Pis e Cofins na Obs da NF Governo esteja com o Valor Sim o valor do Pis/Cofins será visualizado na observação da Nota Fiscal de Saída de clientes que possuem segmento mercado Governo.
-
Caso o parâmetro Mostra Base e Valor de ICMS ST em NF de Transferência esteja com o Valor Sim a Base e o Valor de ICMS ST será visualizado no campo Observação da NF de Transferência de Peças (Natureza de Operação com Grupo de Movimento "TS – Transferência - Saída").
-
Toda vez em que for emitir nota de saída, o sistema verifica se o cliente possui adiantamento. Se sim, será aberta a nova tela "Títulos da Liquidação" com o saldo e empresa do adiantamento, permitindo também alterar a forma de pagamento da nota, para que seja usado o adiantamento. Esta tela aparece também durante a emissão das notas através dos processos de (Venda de Peças e Acessórios no Televendas), (Ordem de Serviço) e (Venda de Veículos), nos módulos de Balcão, Oficina e Veículos, respectivamente.
-
Toda vez em que for emitir nota para um tipo de OS Garantia, o sistema envia um e-mail com o Danf-e para a montadora. O e-mail é configurado através do parâmetro E-mail para Envio do Danf-e quando a OS for Garantia.
-
Toda vez em que o parâmetro Concatena a Descrição do Modelo com a do Grupo estiver configurado com Valor Sim, a descrição do modelo será concatenada com a descrição do grupo, ou seja, a nota seja impressa com a descrição do modelo do veículo junto com a do grupo.
-
Caso a nota fiscal de saída já tenha sido impressa o sistema, emite uma mensagem de perguntando se o usuário deseja imprimi-la novamente.
22. Após impressão da nota, clique Sim para imprimir a Lista de Separação;
Nota:
-
Se o parâmetro Imprime Lista Separação com Estoque estiver configurado com Valor Sim, a lista de separação será impressa com as informações do estoque anterior e atual.
23. Para visualizar a rentabilidade do produto, clique em Consultar e em Consulta Margem. O sistema mostra o valor da Margem calculada pelo custo gerencial e pelo custo contábil. Estas informações são configuráveis. Maiores informações, ver documentação Cálculo da Margem de Peças.
Notas:
-
Guia de Pedido - mostra por pedido, o valor de venda corrigido, custo de compra, custo operacional, valor ICMS, PIS/COFINS, valor de margem e percentual de margem;
-
Guia de Produtos - lista todos os produtos trazendo o código e descrição do produto, grupo lucratividade (GL), class. abc de popularidade (Pop), class. abc de estoque (AbcE), informação de promoção (Prom), quantidade do Pedido (Qtde),valor, % Desc, margem e % Margem.
-
Guia Detalhado - ao selecionar o produto (na guia produtos), traz detalhado por produto, o valor de venda corrigido, custo de compra, custo operacional, valor ICMS, PIS/COFINS, valor de margem e percentual de margem.
Notas:
-
Toda vez em que for cancelar uma nota de saída de venda que tenha gerado uma nota de entrada, o sistema irá cancelar a nota de entrada no momento do cancelamento da nota de saída. Desta forma, evitando que a nota de saída seja cancelada sem o espelhamento da situação na nota de entrada.
-
Toda vez que tentar cancelar uma nota fiscal presente no romaneio, o sistema emite mensagem "Não é possível cancelar a nota, pois ela já está presente no romaneio" informando que é impossível cancelar a nota existente no romaneio.
-
Toda vez em que uma venda de veículo for cancelada, o veículo retorna ao estoque com bloqueio até que a nota seja devidamente cancelada na Sefaz, ou seja, a nota fica com o status NFC (Nota Fiscal Cancelada).
-
Toda vez em que for cancelar determinada nota onde existe taxa de cobrança, o sistema cancela automaticamente o crédito/débito (taxa de cobrança de títulos).
-
Toda vez em que a nota de saída estiver vinculada a uma ordem de serviço, o sistema só permite cancelar/descancelar a mesma através do módulo Oficina. Caso tente cancelar/descancelar a nota nos demais módulos, o sistema emite a mensagem "Para realizar o cancelamento dessa nota, é necessário fazê-lo através do Módulo de Oficina pois está associada a O.S. XXXX." impedindo o procedimento.
Mensagem emitida:
Nota:
-
Toda vez que informar motivo de cancelamento de uma nota fiscal, e o tamanho do motivo não estiver entre 15 e 255 caracteres, o sistema emite mensagem "O número de caracteres do Motivo de Cancelamento devem estar entre 15 e 255" sinalizando que o motivo do cancelamento deve estar entre 15 e 255 caracteres.
Mensagem emitida:
Funções Adicionais
Consultando Nota Fiscal de Saída