De Dealernet Wiki | Portal de Solução, Notas Técnicas, Versões e Treinamentos da Ação Informática
Introdução
O cálculo do tributo se inicia na emissão da nota fiscal. Na nota fiscal define-se a Pessoa, Natureza de Operação e os Itens, bem como as informações gerenciais. Estas são as variáveis que estabelecem o cálculo do tributo.
Assim, temos:
Pessoa:
- Estado
- Enquadramento
Natureza de Operação:
- Tributos
- Grupo de Tributos
Itens:
- Procedência
- NCM
Nas regras do Tributos determina-se as alÃquotas adotas de acordo com o Estado de Origem e/ou Destino. É possÃvel configura-las também a favor de um Convênio, Decreto ou Protocolo, para este processo dá-se o nome Enquadramento, definido no Cadastro de Pessoa. Ainda nas definições das regras, ajusta-se os Itens classificando a Procedência: Nacionais ou Importados. Por meio do Cadastro de NCM, são estabelecidas as configurações do Item, se este faz parte de um Convênio ou se é monofásico, por exemplo.
Mas o que é Tributo?
Vemos apenas o cálculo. Conceitua-se Tributo como a obrigação imposta as Pessoas (fÃsicas e jurÃdicas) de recolher valores ao Estado, ou entidades equivalentes. Podem ser de natureza municipal (ISS), estadual (ICMS) ou federal (IPI).
Importante: Os exemplos ilustrados a seguir não devem ser utilizados. Preencha os dados conforme as configurações fiscais da sua concessionária.
Cadastrando Tributo
CADASTRO
1. No menu principal, clique Cadastro, Nota Fiscal e Tributo;
2. Clique em Insere;
3. Informe os dados cadastrais do tributo, conforme as adequações fiscais do seu estado;
4. Preencha um dos filtros disponibilizados e selecione o item;
5. Após informar todos os campos, clique em Configuração para definir a(s) regras (s) de cálculo do Tributo;
6. Clique em Insere;
7. Informe as regras de utilização do tributo. Em seguida, clique em Valores;
8. Selecione os Valores correspondentes às regras do tributo, se estes irão fazer parte do tributo em questão ou não;
9. Na aba Tipo Pessoa, classifique as pessoas inclusas na regra do tributo;
10. Se necessário, informe as empresas que irão utilizar o tributo cadastrado. Vale ressaltar que, caso não haja empresa selecionada, a regra é válida para todas as empresas do grupo;
11. Informe os tipos de produtos adequados às configurações tributárias;
12. Selecione o Enquadramento do tributo. As definições de enquadramento são estabelecidas conforme convênio ou decretos definidos pelo fisco. Assim, estas regras variam de acordo com o estado/municÃpio;
13. Após configurar as variáveis que impactam no cálculo do tributo em questão, clique em Confirmar;
14. Confirme os dados cadastrados.
15. Um caso prático:
Na regra configurada acima observa-se que para o Tributo 133 – ICMS ANTECIPADO FRETE, será calculado somente para as Peças Nacionais Procedência que se enquadrarem no PROTOCOLO41, com Pessoa (Fornecedor) Estado Origem BAHIA e Comprador (Concessionária) do Estado Destino BAHIA. O Tributo será calculado com Situação Tributária 60- ICMS cobrado anteriormente por substituição tributária.
E a AlÃquota Valor e o % Agregação (MVA)?
- PoderÃamos informar o valor. Porém, ao configurar com valor = 0,00, o sistema busca esta informação dos valores estabelecidos no GRUPO DE TRIBUTO.