De Dealernet Wiki | Portal de Soluo, Notas Tcnicas, Verses e Treinamentos da Ao Informtica
MÓDULO OFICINA
Através deste processo é possível incluir multifaturas de garantia. Para isto, faz-se necessário incluir a TMO principal da fatura principal e depois a TMO duplicada T.M.O. De/Para para a fatura complementar conforme os exemplos abaixo:
Exemplo 1:
Neste exemplo existirá uma intervenção causa com sua consequência, onde a TMO causa é a 0220 e a consequência é SR14. Esta fatura será de 80% em fatura “11” e 20% para fatura “8”.
- 0220 - 80% - fatura 11 (Garantia Renault).
- 0220 - 20% - fatura 8 (Cortezia) (Duplicada 02202, não cobrar e não executar, assim como o mesmo item do SG original).
- SR14 - 80% - fatura 11 (Garantia Renault).
- SR14 - 20% - fatura 8 (Cortezia) (Duplicada SR142, não cobrar e não executar, assim como o mesmo item do SG original).
Para cada fatura o sistema exige um complemento, que deve ser igual a intervenção principal, ou seja, a TMO 0220 como fatura 11, possui o complemento 02202 que equivale a TMO 0220. Isto é feito no cadastro de T.M.O. De/Para.
- Toda intervenção deve possuir o mesmo item.
- Exemplo da manutenção de intervenções:
Exemplo 2 participação do cliente na fatura da garantia:
Neste exemplo existirá uma intervenção causa, com a consequência, sendo a T.M.O. Causa 0220 e consequência SR14. Distribuída em 40% em fatura "Garantia Renault" e 60% para fatura "1 - Participação do Cliente".
Nota:
-
Vale ressaltar que ao ocorrer a participação do cliente, faz-se necessário informá-la a Renault, incluindo a T.M.O. do cliente no tipo da O.S. Garantia.
1. Utilizando o T.M.O. 0220 com o percentual de 40% referente à fatura 11 (Garantia Renault).
2. Antes de incluir a T.M.O. duplicada, esta deverá estar associada a sua T.M.O. original. Ver tópico Lançando TMO em Duplicidade no Sistema.
3. Utilizando a T.M.O. 02202 que possui 60% da fatura 1 - Participação do Cliente no tipo da O.S de garantia. Esta é duplicada 02202, que não deve cobrar nem ser executada assim como o mesmo item SG do original.
-
Vale ressaltar que a T.M.O. referente a participação do cliente deverá estar marcada para Não cobrar e Não Executar e o campo Nat. Despesa deve estar vazio.
4. Utilizando a T.M.O. consequência SR14, que possui 40% referente a fatura 11 (Garantia Renault no tipo da O.S de garantia).
- Informe a T.M.O. Causa.
5. Antes de incluir a T.M.O. duplicada, certifique-se de que esta encontra-se associada. Ver tópico Lançando TMO em Duplicidade no Sistema.
6. T.M.O. original, SR14 corresponde a 60% da fatura 1 - Participação do Cliente no tipo da O.S de garantia. (Duplicada SR142, não cobrar e não executar e como o mesmo item SG do original).
-
A T.M.O. referente a participação do cliente SR142 deverá estar marcada para Não Cobrar e Não Executar e o campo Nat. Despesa deve estar vazio.
7. Para cobrar ao cliente deve-se inserir o T.M.O. no Tipo O.S cliente com o valor devido.
8. Todos os serviços da O.S.
9. Após a inclusão de todos os serviços, verifique na janela Manutenção de intervenções, a existência de alguma configuração adicional.
Algumas regras devem ser seguidas para que o rateio seja concluído com sucesso:
1. Para Faturas com o mesmo item e % de responsabilidade diferente de 100%, devem possuir código de fatura diferente.
2. Para faturas com o mesmo item a soma do % de responsabilidade deve ser igual a 100%. Se necessário complete o % restante com um serviço simbólico de garantia, representando a participação do cliente.
3. A T.M.O. complementar deve ser igual a T.M.O. base, tanto causa quanto consequência. Para isso, use a T.M.O. duplicada. O seu % deve ser complementar a base e seu somatório deve ser igual a 100%.
4. Para serviços com % de responsabilidade menor que 100%, as peças devem ser requisitadas na T.M.O. original, desta forma, o sistema irá calcular seu complemento automaticamente na T.M.O. duplicada.
5. Para as intervenções com o código 29, faz-se necessário cadastrar o % Bônus Renault, na Tabela Setor de Serviço.