De Dealernet Wiki | Portal de Soluo, Notas Tcnicas, Verses e Treinamentos da Ao Informtica
Tabela de conteúdo |
Introdução
A Exportação do Demonstrativo Econômico e Financeiro (DEF) para veículos tem como objetivo enviar mensalmente, um arquivo a Fábrica com informações financeiras e contábeis da Concessionária.
Para exportar o arquivo corretamente, é necessário configurar alguns parâmetros no módulo de Segurança. Este arquivo é gerado em formato "txt".
Configurações
Realizando a Exportação da DEF
Como Realizar a Exportação da DEF
MÓDULO INTEGRAÇÃO FÁBRICA
1. No menu principal clique Arquivo, D.E.F. - Demonstrativo Econômico Financeiro e Exportar D.E.F.;
2. Na janela D.E.F. - Demonstrativo Econômico e Financeiro - Auto preencha o campo Mês/Ano informando o período e selecione o Grupo financeiro;
Notas:
-
Os grupos "8 - EMPRÉSTIMOS (MÚTUOS E BANCOS) CURTOS E LONGOS PRAZOS", "9 - OUTROS ATIVOS" e "10 - OUTROS PASSIVOS" são especiais e funcionam de forma igual entre si. Nestes grupos é possível incluir, excluir ou alterar as contas. Para incluir, basta clicar no botão de Incluir, assim uma linha em branco é inserida. Para alterar, basta selecionar a linha e modificar as informações. E para excluir, basta selecionar uma ou mais linhas e clicar no botão Excluir. Para salvar as alterações (sejam de inclusão, exclusão ou alteração), basta clicar no botão de "Ok".
-
Toda vez em que o grupo "VALORES À RECEBER" for selecionado, no momento em que clicar na linha para associar a conta, a tela de Configuração das Contas é aberta para configuração de acordo com a necessidade da linha, para que fiquem com os valores, de acordo com o Relatório Resumo Geral da Cobrança, do módulo de Contas a Receber.
3. O sistema informa que não existe registro de dados referente ao mês informado, clique Sim para inseri-lo;
4. Em seguida clique para associar a conta da ANÁLISE DE LUCRO OPERACIONAL DEPARTAMENTAL selecionada com as contas da DEF;
Notas:
- Para associar cada conta, basta clicar na linha e em .
-
A coluna Mapa tem por objetivo informar o mapa. E a coluna Nat. informa a natureza (credora "C", devedora "D" ou " " vazio, quando não estiver configurado).
Ex: segue abaixo a demonstração da associação da conta da ANÁLISE DE LUCRO OPERACIONAL DEPARTAMENTAL (Valor Mês Vendas Autos Novos) com as contas gerenciais ou da contabilidade.
5. Na janela Configuração das Contas da DEF - Auto selecione a Conta Contábil e especifique se é uma conta de: Crédito, Débito, Movimentação, Saldo anterior ou Saldo final. Em seguida clique em OK;
Nota:
- Existem contas contábeis que são necessários selecionar o centro de custo da conta, para isso basta clicar no botão C. Custo.
A ordenação das contas da DEF e dos centros de custos aparecem ordenadas primeiro pelas contas marcadas e depois pelos números das contas, tanto para que as contas da contabilidade e os seus respectivos centros de custos.
6. Após associar a conta, clique OK;
7. Em seguida, na janela D.E.F. - Demonstrativo Econômico e Financeiro - Auto informe os valores das contas de natureza numérica. Clique no botão Processar para que as configurações de associação sejam calculadas;
Nota:
-
Toda vez em que a exportação da DEF for para veículos, o parâmetro Concessionária 4 Rodas deve estar configurado com Valor Sim. Desta forma, ao processar a DEF, o valor exibido pela contabilidade será dividido por mil. Se o parâmetro estiver com Valor Não, o valor será exibido exatamente como esta na contabilidade.
8. Clique em OK para salvar as alterações feitas no grupo de contas ANÁLISE DE LUCRO OPERACIONAL DEPARTAMENTAL;
9. Na janela D.E.F. - Demonstrativo Econômico e Financeiro - Auto clique em () para definir o diretório e nome do arquivo;
10. Em seguida clique no botão Exportar para gerar o arquivo da DEF;
Nota:
- Caso haja alterações nas configurações contábeis, o sistema emite mensagem solicitando a confirmação para processar estas configurações.
11. Arquivo sendo exportado;
12. Campos foram exportados com sucesso. Clique OK;
13. O arquivo é salvo no diretório informado na exportação.