De Dealernet Wiki | Portal de Soluo, Notas Tcnicas, Verses e Treinamentos da Ao Informtica
Tabela de conteúdo |
Introdução
Utilize a opção de Dia - Declaração de Ingresso no Amazonas para gerar um arquivo ou gabarito denominado de Matriz Nacional contendo o código e descrição dos produtos e a forma como devem ser tributados constantes no estoque da empresa. Este arquivo ou gabarito é enviado para a Sefaz do estado do Amazonas.
O envio acontece da seguinte forma: todo mês é enviado um lote com todas as notas de mercadorias destinadas a empresa que deem entrada no Amazonas (Declaração de Ingresso no Amazonas).
Vale ressaltar que este arquivo deve ser processado e gerado uma declaração onde constarão as notas reconhecidas e os valores dos impostos a serem aplicados.
Configurações
Tabela Códigos de Tributação - Dia
MÓDULO ESCRITA FISCAL
Antes de exportar a DIA - Declaração de Ingresso no Amazonas faz-se necessário relacionar os códigos CST do sistema com os códigos de Tributo específicos no Ingresso no Amazonas. A configuração deve ser aplicada nas naturezas de Compras existentes, para que a geração da Matriz Nacional seja bem sucedida, em vista que o código do CST será pego dos itens da nota.
A relação com o código de Ingresso será feita de acordo com código da natureza gravada na nota, logo para que o código de tributação S035 seja exportado na matriz a natureza no qual o produto deu entrada deverá ser configurada selecionando-a no list box Natureza de Operação. Após selecionar a natureza será exibido no Grupo Box, Configurações Tributaria – Ingresso no Amazonas, o código da Natureza + CST disponíveis para configuração. Na coluna NAT/CST estão agrupado o código da natureza selecionada juntamente o CST, onde os 4 primeiros dígitos equivalem a natureza e os 2 últimos ao código CST. Na coluna Descrição pode ser visto a descrição do CST.
1. No menu principal, clique Tabelas e Códigos de Tributação - Dia;
2. Na janela Configuração Tributária - Declaração de Ingresso no Amazonas selecione a Natureza de Operação;
3. Em seguida associe a natureza de operação ao Tributo - Ingresso no Amazonas e ao ICMS;
4. Após relacionar todos os códigos CST do sistema com os códigos de Tributo específicos no Ingresso no Amazonas. Clique em Salvar.
Realizando Exportação DIA - Declaração de Ingresso no Amazonas
Como Realizar Exportação DIA - Declaração de Ingresso no Amazonas
MÓDULO ESCRITA FISCAL
1. No menu principal, clique Exportação/Importação e DIA - Declaração de Ingresso no Amazonas;
2. Na janela DIA - Declaração de Ingresso no Amazonas informe o Período preenchendo Inicial e Final;
3. Informe o diretório e nome do arquivo ou clique em Arquivo para defini-lo;
4. Na aba Inventário e selecione os Estoques e defina a Data do Inventário para gerar o gabarito;
5. Na aba Dados Empresa visualize os dados da empresa, como: Nome / Razão Social, Inscrição Estadual, E-Mail da Empresa e Telefone. Estes dados serão informados no arquivo XML;
6. Na aba Declarar clique no botão Abrir XML para importar as notas pendentes enviadas pela DIA (Declaração de Ingresso no Amazonas);
7. Selecione o arquivo XML no diretório salvo;
8. Clique no botão Processar;
9. Arquivo XML sendo processado;
10. Após processar o arquivo XML, as notas aparecem nesta tela;
11. Selecione a nota e clique em Produtos;
Nota:
-
Utilize o botão Exporta Declaração () para gerar o arquivo XML contendo as notas reconhecidas pelo sistema com os valores de imposto declarados segundo a Matriz Nacional.
12. A tela de Produtos NFe mostra as informações referentes aos produtos da nota;
13. Na janela DIA - Declaração de Ingresso no Amazonas clique no botão Processar;
14. Arquivo sendo processado;
15. Arquivo processado. Clique OK;
16. O arquivo é salvo no diretório informado na exportação.