De Dealernet Wiki | Portal de Soluo, Notas Tcnicas, Verses e Treinamentos da Ao Informtica
Tabela de conteúdo |
Introdução
A Exportação SEFAZ tem como função gerar os arquivos magnéticos solicitados pela Secretaria da Fazenda de cada Estado, para o Projeto SINTEGRA – Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias. Este projeto tem por objetivo aprimorar os controles fiscais e controlar o fluxo de mercadorias tanto entre os estados como internamente.
Estão obrigados a gerar mensalmente este arquivo magnético os estabelecimentos que se utilizam de processamento de dados na escrituração de livros e/ou emissão de notas fiscais, de acordo com o Regulamento de ICMS de cada estado.
O arquivo gerado pelo FIATNet pode ser testado em um programa validador antes de ser enviado ao Fisco. O Programa Validador Nacional do SINTEGRA está disponível para download no site da Secretaria da Fazenda de seu estado.
Existem alguns parâmetros que precisam ser preenchidos com informações relacionadas à Empresa e aos dados do Contabilista. O parâmetro "ESC. ALIQUOTA ISENTAS/OUTRAS NO REG.ENTRADAS(S/N)?", definido como "N" o valor da alíquota não é considerado. E "S" todas as NFE's a partir da data de alteração estejam com alíquota escriturada de forma concreta.
Configurações
Como Configurar Dados da Empresa
Como Configurar Dados do Contabilista
Realizando Exportação SEFAZ
Como Realizar Exportação SEFAZ
MÓDULO ESCRITA FISCAL
1. No menu principal clique no botão Exportação;
2. Em seguida clique na opção Sintegra;
3. Na janela Exportação SEFAZ, na aba Geral, preencha os campos Data Inicial e Data Final;
4. No campo Registros a serem Gerados marque as opções desejadas (observe a descrição dos registros);
5. Escolha o Tipo de Arquivo e a Unidade Federativa;
6. Informe o Nome do Arquivo e clique no botão Exportar;
7. Ao final da Exportação clique no botão Relatórios. Poderão ser impressos dois tipos de relatórios:
- Listagem de acompanhamento: Este relatório contém os dados informados na tela e a quantidade de linhas de cada registro do arquivo, para um controle dos arquivos gerados. - Resumo: Este relatório mostra os valores exportados para o arquivo e pode ser comparado com os relatórios da Escrita Fiscal, como Resumo por Unidade Federativa, Registro de Apuração do ICMS, etc.
8. Na janela Exportação SINTEGRA - Relatórios marque o tipo de relatório desejado e clique no botão Preview;
9. O Sistema disponibilizará o Relatório solicitado;
Entretanto se houver algum problema de escrituração ou de cadastro, ao final da exportação também será exibido um relatório de críticas.
10. Ao finalizar a Exportação o sistema apresentará a janela Atenção, informando sobre o Relatório de Críticas. Clique no botão OK;
11. Na janela Crítica de Exportação clique no botão Preview;
12. O Sistema disponibilizará o Relatório de Críticas.