De Dealernet Wiki | Portal de Soluo, Notas Tcnicas, Verses e Treinamentos da Ao Informtica
Tabela de conteúdo |
Introdução
A Importação do Arquivo de NE de Peças é responsável pelo cadastro de notas de entrada referente a pedidos de compra de peças feito ao Fabricante. A FIAT disponibiliza o arquivo pelo DCS à Concessionária. Esta por sua vez, importa-o com informações do pedido e da nota para o sistema FiatNet.
Ao importar o arquivo, as NE's ficam em trânsito até a chegada do material. As NE's em trânsito atualizam e transferem de estoque automaticamente, os materiais que tiveram suas referências modificadas.
Na importação, os valores de impostos são automaticamente calculados e lançados no sistema. Para cálculá-los corretamente, é necessário:
- 1) Configurar os percentuais de PIS/COFINS retidos apenas produtosmonofásicos;
- 2) Configurar se valores de PIS/COFINS retidos serão somados ao total da NE e ao Custo (produtos monofásicos);
3) Criar uma Natureza de Operação de semelhante a Compra para Estoque e marcar o campo de PIS/COFINS Retidos Compra através da opção INFO (ver documentação Natureza de Operação).
Ao importar, o sistema verifica se o produto é ou não monofásico e a partir daí faz os cálculos. A base de cálculo para o PIS/COFINS retidos é "diferença entre o valor total dos produtos e o desconto". Sobre esse valor são aplicados os percentuais de PIS/COFINS retidos.
Vale ressaltar que para Amazonas - AM, a base de cálculo do ICMS, nessa configuração, tem duas situações importantes:
1. Se o produto possui IPI, a base de cálculo do ICMS é a base normal: diferença entre o valor total do produtos e o desconto;
2. Se o produto não possui IPI, a base normal é dividida por um índice. Esse índice é calculado de acordo com a configuração do parâmetro e da alíquota de ICMS. Exemplo:
- 2.1. Se o produto é monofásico, o índice é 100 - (alíquota + % de PIS retido + % de COFINS retido);
- 2.2. Se o produto não é monofásico, o índice é 100 - (alíquota + % de PIS, parâmetro PM_PRPIS, + % de COFINS, parametro PM_PRFIN).
2.3. Alíquota 7 + %de PIS 2.30 + % de COFINS 10.8 = 20.10. 100 - 20.10 = 79.90. Esse % é aplicado sobre a base de cálculo normal do ICMS e para se chegar a base de cálculo do produto.
Após chegada dos materiais, importe volume de peças expedidas, confira e registre o recebimento do volume e de peças. Ver documentações:
1. Importação de Volume de Peças Expedidas.
2. Recebimento de Volumes.
3. Recebimento de Peças.
Configurações
Importando Notas Fiscais de Entrada
Como Importar Notas Fiscais de Entrada de Peças
MÓDULO INTEGRAÇÃO FÁBRICA
1. No menu principal clique Arquivo e Importar Notas Fiscais de Entrada;
2. Na janela Notas Fiscais de Entrada selecione as informações da nota: estoque, faturamento, pagamento e transporte;
3. Selecione o arquivo a ser importado através ;
4. Na janela Arquivo a Importar selecione o arquivo SNP;
Nota:
- O arquivo é exportado do DCS e salvo em um diretório local. Acesse o diretório que o arquivo foi salvo e selecione arquivo.
5. Na janela Notas Fiscais de Entrada clique Processar;
6. O sistema processa o arquivo e informa os dados importados. Este relatório poderá ser impresso para conferência através da opção Imprimir. Após conferência, clique Confirma;
7. Na janela Confirmação da Importação, selecione as notas que serão importadas e clique Confirma;
8. A importação foi concluída. Clique OK.