Cadastro de Veículos

De Dealernet Wiki | Portal de Soluo, Notas Tcnicas, Verses e Treinamentos da Ao Informtica

Edição feita às 16h15min de 12 de dezembro de 2014 por Anakarine.oliveira (disc | contribs)
(dif) ← Versão anterior | ver versão atual (dif) | Versão posterior → (dif)

Tabela de conteúdo

Introdução

Todos os veículos que transitam na Concessionária sejam veículos novos, usados ou veículos de clientes da Oficina, devem ser cadastrados no sistema. Isto facilita o controle dos veículos que entram e saem da concessionária e no atendimento da oficina.

O cadastro do veículo é realizado através da importação do arquivo de faturamento veículos novos enviado pelo Fabricante ou cadastrado manualmente nos Módulos Veículos, Oficina, Autocentro e Fastservice.

Configurações

Acesso ao Botão de Opcionais

Número de Dígitos do Chassi

Número de Dígitos do RENAVAM

PIC no Veículo - IVECO

Tabela de Localização de Veículo

Tabela de Documentos

Cadastrando um Veículo

Como Cadastrar um Veículo

MÓDULOS VEÍCULOS e OFICINA

Para cadastrar o veículo, o proprietário do veículo tem que estar cadastrado no sistema. Ver documentação Cadastro de Clientes.

O registro do veículo pode ser realizado nos módulos de Veículos, Oficina, Autocentro e Fastservice.

Instruções:

1. No menu principal, ir Cadastros e Veículos ou clique Arquivo:cadastroveiculos23.jpg;

Arquivo:cadastroveiculos14.jpg

2. Na janela Veículos, clique Incluir;

Arquivo:cadastroveiculos15.jpg

3. Preencha as informações do veículo. Se o veículo possui opcionais, clique Opcionais;

Entendendo os campos:

Frota: informar o número da frota. Este campo é visualizado apenas pelas concessionárias de bandeira CASE.

Placa: informar a placa e UF do veículo. O botão Alterar permite alterar a placa e UF do veículo.

Chassi: informar o número do chassi. Se ao incluir um Chassi com a quantidade de caracteres menor que 8 ou maior que 17 o sistema emite uma crítica “O Chassi deve conter XX caracteres alfanuméricos!” não permitindo o cadastro. A quantidade de caracteres estabelecida no campo é configurada no parâmetro Número de Dígitos do Chassi, ou seja, só será permitido cadastrar a quantidade de caracteres conforme o valor configurado. Apenas quando o veículo estiver sem o número do chassi em estoque, o sistema permitirá cadastrar o chassi com caracteres variados. Basta configurar o parâmetro Número de Dígitos do Chassi com "Valor 0" e informar o número do chassi com caracteres indefinidos, sem que o sistema critique.

Usuário: informar o código do usuário do veículo. Ele deve ser preenchido na situação em que o proprietário é diferente do usuário. Ex.: o pai é o proprietário e o filho utiliza o veículo.

Modelo: informar o modelo do veículo. Se a concessionária for de bandeira Nissan, ao consultar (F3) os modelos de veículos é possível pesquisá-los pelo código da montadora.

Nota:

  • Se o veículo já foi avaliado o sistema traz informações: Modelo, Última KM, Família, Marca, Ano Fab./Mod., Combustível e Cor. Se a concessionária for de bandeira Case, a nomenclatura do campo Última KM será visualizada como Horímetro para registrar o tempo de uso dos equipamentos. E se a bandeira da concessionária for Massey Ferguson e o parâmetro Segmento de Atuação do Fabricante estiver definido para MAQUINA, a nomenclatura do campo Última KM será visualizada como Horímetro para registrar o tempo de uso dos equipamentos.

PIC: informar o número do PIC. Para as concessionárias de bandeira PEUGEOT, o sistema não associa o cadastro do veículo ao PIC, apenas a família do veículo, desta forma, o parâmetro Aceita Número do PIC no Veículo e Modelo x TMO deve estar configurado para "N" (Não), desabilitando o campo PIC.

Indisp.: serve para indicar o tipo de indisponibilidade do veículo usado. Toda vez em que o veículo usado estiver com alguma indisponibilidade, como: registro indisponível no DETRAN ou veículo para revenda faz-se necessário sinalizar em seu cadastro. O tipo de indisponibilidade é cadastrado através da tabela Tipos de Indisponibilidade.

Data Venda: data em que o veículo foi vendido.

Garantia: período de garantia do veículo.

nº Motor Int.: numeração interna do motor. Esta informação é utilizada para marcação de tempo dos serviços executados em garantia na oficina.

nº Motor Ext.: numeração externa do motor. Esta informação é utilizada para marcação de tempo dos serviços executados em garantia na oficina.

nº Câmbio Int.: numeração do câmbio interno. Esta informação é utilizada para marcação de tempo dos serviços executados em garantia na oficina. Se a concessionária for de bandeira CASE, a nomenclatura deste campo será visualizada como Eixo dianteiro.

nº Câmbio Ext.: numeração do câmbio externo. Esta informação é utilizada para marcação de tempo dos serviços executados em garantia na oficina. Se a concessionária for de bandeira Case, a nomenclatura deste campo será visualizada como Eixo traseiro.

Diferencial: serve para informar o código da peça diferencial do veículo. Se a concessionária for de bandeira Case, a nomenclatura deste campo será visualizada como Transmissão.

Renavam: número do Renavam do veículo. Caso o parâmetro Número de Dígitos do RENAVAM esteja com a quantidade de dígitos definida, e durante a avaliação a quantidade informada seja diferente, o sistema emite mensagem: "O Renavam deve conter XX caracteres numéricos!".

Garantia de K.M.: serve para informar a kilometragem de garantia do veículo. A garantia do veículo pode ser informada através do período ou pela kilometragem preenchida neste campo. Se a concessionária for de bandeira CASE, a nomenclatura deste campo será visualizada como Hora Horímetro.

Dt. Vend. Original: informar a data em que o veículo foi vendido. Quando o veículo é vendido, o sistema grava a data da primeira venda do veículo neste campo, evitando problemas de garantia caso haja revenda.

Dt. Baixa Desmontagem: serve para informar a data de baixa do veículo no DETRAN. O veículo cadastrado poderá ser identificado no relatório Livro de Registro de Veículos através do Modelo SP, pelo número do chassi e pela data da baixa de desmontagem.

Certificado de Garantia: informar o número do certificado de garantia do veículo. Esta informação é impressa na Nota Fiscal de Entrada de Garantia (recebimento de peça com defeito).

Van: informar o código associado ao chassi do veículo. Este campo é visualizado apenas pelas concessionárias de bandeira IVECO e é utilizado no processo de Garantia da Iveco.

Dt. Entrega Veículo: informar a data em que o veículo foi entregue. Este campo é visualizado apenas pelas concessionárias de bandeira IVECO e é utilizado no processo de Garantia da Iveco. Toda vez em que a data de entrega for preenchida, o sistema subtrai um dia quando for calculado o período de Garantia dos veículos. Vale ressaltar que esta data pode ser diferente da "Data de Venda" do veículo. Caso a data de entrega do veículo ("Dt. Entrega Veículo") não esteja informada no cadastro do veículo, ao realizar a entrega do veículo, o sistema atualiza esta data no cadastro do veículo.

Observação do Veículo: informar as observações referentes ao veículo. As considerações feitas neste campo serão exibidas nas notas fiscais tanto de entrada quanto de saída, juntamente com a descrição do veículo.

Arquivo:cadastroveiculos18.jpg

4. Selecione os opcionais e clique OK;

Arquivo:cadastroveiculos17.jpg

5. Se necessário, inclua informações adicionais do proprietário, clicando Informações;

Arquivo:cadastroveiculos19.jpg

6. Digite a informação e clique OK;

Arquivo:cadastroveiculos20.jpg

7. Clique Confirma. O veículo cadastrado.

Arquivo:cadastroveiculos21.jpg

Funções Adicionais

Alterando Cadastro do Veículo

Consultando Cadastro do Veículo

Excluindo Cadastro do Veículo

Armazenando Documentos do Veículo

Cadastrando Contratos do Veículo

Vinculando o Veículo ao NVE