Gerando OS para Contribuinte de ICMS no Regime Especial

De Dealernet Wiki | Portal de Solução, Notas Técnicas, Versões e Treinamentos da Ação Informática

Edição feita às 16h49min de 7 de outubro de 2014 por Anakarine.oliveira (disc | contribs)
(dif) ↠Versão anterior | ver versão atual (dif) | Versão posterior → (dif)

MÓDULO OFICINA

Toda vez em que o cliente da OS for contribuinte de ICMS, o sistema exige informar o número da nota de entrada. Para isto, faz-se necessário que os parâmetros A Oficina Trabalha no Regime Especial e Exige NE para Contribuinte de ICMS no Regime Especial estejam configurados com Valor Sim. E no cadastro do cliente, a opção Contribui I.C.M.S. esteja marcada, na aba Faturam.

Além disso, faz-se necessário configurar os demais parâmetros da aba Regime Especial para que a rotina funcione corretamente.

Notas Importantes:

  • Existe uma validação para evitar a associação da OS com: nota de entrada cancelada, nota vinculada a outra OS, e nota que não esteja vinculada ao veículo da OS. Além disso, a natureza de operação da nota deve coincidir com a natureza de operação a ser utilizada no regime especial (verificar entre os parâmetros de regime especial, qual parâmetro guarda o valor dessa natureza de operação.

  • Quando o sistema está parametrizado para utilizar o regime especial e o cliente da OS não Contribui I.C.M.S., o sistema continua gerando normalmente a nota de entrada de forma automática. Nesse caso, é necessário informar o valor de mercado, pois ele será o próprio valor da nota. Sendo assim, o campo Valor de Mercado estará habilitado em ambas as telas (Agendamento e Orçamento) apenas quando o cliente não for contribuinte de ICMS. Ainda que o cliente não contribua ICMS, é necessário verificar o valor do parâmetro Valor de Mercado Default para Regime Especial. Se o valor deste parâmetro for maior do que zero, este valor é automaticamente atribuído ao campo Valor de Mercado, e este campo fica desabilitado. Caso contrário, o campo fica habilitado para que seja informado o valor manualmente.

1. No menu principal, clique Serviços e Ordem de Serviço ou no ícone Arquivo:Ordemservico175.jpg;

Visualize o procedimento de inclusão da OS.

2. Após cadastrar OS, defina o número da nota fiscal de entrada.

Arquivo:Ordemservico535.jpg

É possível realizar a abertura de OS por meio de Orçamento utilizando os campos "Número N.E." e "Valor Mercado".

Arquivo:Ordemservico538.jpg

É possível realizar a abertura de OS por meio de Agendamento utilizando os campos "Número N.E." e "Valor Mercado".

Arquivo:Ordemservico539.jpg