De Dealernet Wiki | Portal de Soluo, Notas Tcnicas, Verses e Treinamentos da Ao Informtica
Tabela de conteúdo |
Introdução
Esta opção serve para exportar as informações do modelo, da versão, da série, do chassi e da quilometragem do veículo, é de fundamental importância conter no arquivo de solicitação de autorização de garantia, as informações quanto às revisões de quilometragem, as revisões de carroceria e as trocas de óleo efetuadas. E é no [[Ccadastro de veículos que essas informações deverão ser preenchidas .
Assim como ocorre de forma automatizada o processo de Exportação da Solicitação de Garantia, ocorre também, o de Importação de Autorização de Garantia.
Para cada item da OS, ou seja, para cada registro SAG04 do arquivo de solicitação de autorização de garantia, haverá um registro no arquivo de autorização de garantia. Ser o item em questão tiver sido aprovado, no registro haverá o número de autorização, a data de aprovação e o valor aprovado. Em caso negativo, essas informações virão em branco.
Além das informações do modelo, da versão, da série, do chassi e da quilometragem do veículo, é de fundamental importância conter no arquivo de solicitação de autorização de garantia, as informações quanto às revisões de quilometragem, as revisões de carroceria e as trocas de óleo efetuadas. E é no cadastro de veículos que essas informações deverão ser preenchidas.
A carga automática do arquivo de solicitação de autorização de garantia ocorre no módulo de integração com a fábrica.
Ao finalizar o processo de exportação é possível visualizar o arquivo exportado com os 15 tipos de registros que compõem o arquivo.
Nota:
- A nomenclatura da pasta C:\TTY é obrigatório independente do diretório em que ela esteja salvo. Se a pasta "TTY" não existir é necessário criá-la.
Realizando Exportação de Solicitações de Autorização de Garantia
Como Realizar Exportação de Solicitações de Autorização de Garantia
MÓDULO INTEGRAÇÃO FÁBRICA
1. No menu principal clique Arquivo, Garantia e Exportação de Solicitações de Autorização de Garantia;
2. Na janela Exportação Dados Autorização, informe a Data de Abertura da OS preenchendo o Início e Fim do intervalo da data de abertura da ordem de serviço. Assim todas as OS abertas nesse período e que se enquadram no processo de garantia serão exportadas;
3. Em seguida clique em Processar;
Nota:
-
Se no período informado houver OS de garantia (que necessitem de autorização), o campo O.S. Para Exportação será carregado, caso contrário, a mensagem "Não há OS para exportação" será exibida na tela.
4. Clique no botão Marcar para selecionar todas as O.S.'s de uma só vez ou selecione a(s) O.S.(s) cujo TMO devem ser exportado(s);
Nota:
- Após clicar no botão Marcar o mesmo será habilitado para Desmarcar, onde é possível desmarcar as O.S.'s selecionadas.
5. Informe o Diretório e Nome do Arquivo a ser exportado ou clique em para selecioná-lo;
Notas:
- A nomenclatura da pasta C:\TTY é obrigatório independente do diretório em que ela esteja salvo.
- A Situação das O.S.'s, podem ser: P (pendente de nota) e E (encerradas).
6. Clique em Exportar;
7. Se houver alguma rejeição nas O.S.'s do arquivo, uma mensagem "O arquivo não pode ser gerado, verifique a guia Rejeições!" será exibida na tela e ao final o processo será finalizado. Clique na guia Rejeições e visualize as criticas ocorrida;
Nota:
-
Na guia Rejeições é exibido o Nº da OS, do TMO e o tipo de rejeição que ocorreu. Com isso, é possível ir na ordem de serviço, selecionar o TMO, efetuar as devidas correções e voltar a exportar novamente o arquivo de solicitação de autorização de garantia.
Mensagem emitida informando que o arquivo não pode ser gerado, devido às Rejeições ocorridas.
8. Arquivo sendo exportado;
9. Ao finalizar o processo, e se este tiver sido concluído com sucesso, será exibida a mensagem "Processo Finalizado!". Clique Sair;
10. Arquivo é salvo no diretório informado na exportação.
Entendendo os Registros do arquivo de Solicitação de Autorização de Garantia
O arquivo de solicitação de autorização de garantia é composto de 13 tipos de registros e 02 Header's, um no início e outro ao final do arquivo, que podem ser identificados pelas suas letras iniciais, como:
- 1. CHI - é o header de inicio de arquivo
- 2. SAG01 - É o registro com os dados da OS
- 3. SAG02 - É o registro com os dados do Cliente
- 4. SAG03 - É o registro com os dados do Veículo
- 5. SAG04 - É o registro com os dados do Item
- 6. SAG05 - É o registro com os dados da Operação do Item
- 7. SAG06 - É o registro com os dados da Peça do Item
- 8. SAG07 - É o registro com os dados do Motor
- 9. SAG08 - É o registro com os dados da Anomalia do Motor
- 10. SAG09 - É o registro com os dados da Anomalia de Calço Hidráulico do Motor
- 11. SAG10 - É o registro com os dados da Anomalia de Falha de Lubrificação do Motor
- 12. SAG11 - É o registro com os dados da Anomalia de Oxidação do Óleo do Motor
- 13. SAG12 - É o registro com os dados da Anomalia de Rumorosidade do Motor
- 14. SAG13 - É o registro com os dados da Anomalia de Superaquecimento do Motor
- 15. CHF - é o header do final do arquivo
Os registros SAG01 ao SAG04 são obrigatórios para qualquer tipo de OS de garantia que precise de autorização da fábrica para execução. O registro SAG05 só conterá no arquivo, se houver informações de mão de obra efetuada na OS. O SAG06 se houver necessidade de troca de peças. O SAG07 ao SAG13 só se a OS for de garantia de Motor, ou seja, se existir informações de anomalia do motor cadastrada.
É importante ressaltar, que nem todos são obrigatórios, ou seja, se houver, por exemplo, anomalia somente na Lubrificação do Motor, os registros obrigatórios no arquivo, serão o SAG07, pois levam dados do motor e o SAG10, como os dados da falha de lubrificação que correm no motor.