De Dealernet Wiki | Portal de Soluo, Notas Tcnicas, Verses e Treinamentos da Ao Informtica
Linha 73: | Linha 73: | ||
<p align="justify">'''Aceitar Valor Zero''': ao marcar a opção, a nota emitida com esta natureza, será gerada com valor zerado (o sistema permite que itens sejam inseridos com valor zero, no caso de notas de complemento de ICMS), no entanto o XML da NF-e para o campo ''FinNfe'' sairá com a seguinte informação - '' 3: NF-e de Ajuste, somente quando o campo Nota Complementar não estiver marcado.''</p> | <p align="justify">'''Aceitar Valor Zero''': ao marcar a opção, a nota emitida com esta natureza, será gerada com valor zerado (o sistema permite que itens sejam inseridos com valor zero, no caso de notas de complemento de ICMS), no entanto o XML da NF-e para o campo ''FinNfe'' sairá com a seguinte informação - '' 3: NF-e de Ajuste, somente quando o campo Nota Complementar não estiver marcado.''</p> | ||
- | <p align="justify">'''Nota Complementar''': ao marcar a opção, o sistema permite emitir nota com valor zerado, mas na emissão da nota complementar informar o lançamento da nota que está sendo complementada. Além disto, o sistema irá enviar o código ''FinNfe = 2'', nesse caso a NF-e obriga enviar a chave da nota que está sendo complementada, pegando esta chave a partir do lançamento | + | <p align="justify">'''Nota Complementar''': ao marcar a opção, o sistema permite emitir nota com valor zerado, mas na emissão da nota complementar informar o lançamento da nota que está sendo complementada. Além disto, o sistema irá enviar o código ''FinNfe = 2'', nesse caso a NF-e obriga enviar a chave da nota que está sendo complementada, pegando esta chave a partir do lançamento informado na emissão da nota complementar.</p> |
'''Escriturar Nota''': envia a nota para os Livros Fiscais. | '''Escriturar Nota''': envia a nota para os Livros Fiscais. |
Edição de 15h17min de 8 de novembro de 2012
1. Na janela Inclusão de Natureza de Operação clique na opção Info;
2. Abaixo a descrição dos campos da janela Informações Adicionais;
Redução de Base de Cálculo do ICMS: informe o percentual de redução da base de cálculo para as entradas ou saídas de dentro e de fora do Estado.
Redução para ICMS Diferido: informe o percentual para gerar o ICMS Diferido nas Notas de Entrada e Saída.
Contabilizar: informe NÃO se as notas (de entrada ou de saída) emitidas com a natureza de operação não devem ser contabilizadas pelo Integrador Contábil.
Acréscimo da Base de Cálculo do ICMS Retido na Venda: os contribuintes substitutos tributários devem informar o percentual de agregação utilizado na venda para dentro e para fora do Estado (se houver).
Contabilizar Mov. Est.: serve para contabilizar ou não o Movimento de Estoque na exportação do Integrador Contábil.
Escrituração Fiscal: informe aqui a observação que deve aparecer no livro fiscal, ao lado da nota, que já não seja impressa automaticamente. As observações impressas automaticamente são:
- - INST. NORMATICA NR 139/94
- - DEBITO DO EMPOSTO
- - ENTRADA DE VEC. P/ FAT DIRETO DO CONSUMIDOR
- - ESTORNO DE DEBITOS
- - ESTORNO DE ICMS
- - ESTONO DE CREDITOS
- - ICMS ANTECIPADO DEC. 26594 04/2002
- - ICMS DE DEMONSTRAÇÃO
- - ICMS DIFERENCIAL DE ALIQUOTA
- - ICMS RETIDO
- - NF BASEADA EM CUPOM
- - OUTROS CREDITOS
- - OUTROS DEBITOS
- - RECUPERAÇÃO DE DIF DE ALIQ
- - VALOR DO IPI
- - VALOR DO SERVIÇO
- - VEICULO VENDA DIRETA
- - VENDA GOVERNO
- - NENHUM
Crédito de ICMS Aquisição em Saída para fora do Estado: para creditar ICMS da nota fiscal de saída fora do Estado. Como funciona: calcula o crédito do ICMS a partir do valor da última nota de entrada, separando os créditos de ICMS Normal e Antecipação para efeito de recuperação do valor que foi pago na entrada e será creditado. Caso o parâmetro Habilita Tipo Preço com Crédito ICMS Aquisição esteja configurado com Valor Sim, o sistema habilita os demais Tipos de Preço de produto, como: Preço Custo, Preço Público, Preço Sugerido, Preço Reposição e Preço Garantia, além da opção Valor Ult. Compra, para isto, basta que o check box Crédito de ICMS Aquisição em Saída para Fora do Estado esteja marcado.
Preço: o preço pode ser definido na Natureza de Operação (preço público, preço público sugerido, preço médio, etc.) bem como o percentual sobre este. Na opção %, informar a porcentagem que será cobrada (produto), para aumentar ou diminuir seu valor.
Descontar ICMS no valor do produto: indica se deve ou não descontar ICMS no valor do produto.
ICMS Retido do Fornecedor: se marcada, essa opção permite que seja descontado o ICMS dos fornecedores, o total da NE é abatido do valor do imposto retido. Na escrituração uma observação será aberta no Registro de Entradas para indicar este desconto, e apuração do valor total junto a Sefaz.
Impressão de Nota Fiscal: as notas emitidas com esta Natureza de Operação podem ser impressas em qualquer impressora, independente da impressora informada nos Parâmetros do Sistema.
Vias: serve para definir o número de vias de impressão da Nota Fiscal. Além disto, é possível configurar a quantidade de vias por tipo de operação. O campo por default possui valor zero. O número de vias de impressão segue a seguinte ordem de verificação: 1º o que prevalece é a configuração da natureza de operação; 2º se a natureza de operação estiver com valor zero, o que passa a prevalecer é a configuração da tabela de departamentos e 3º caso as tabelas de natureza de operação e de departamento estejam com valores zerados, o que vai prevalecer é a configuração do parâmetro Quantidade de Cópias a serem impressas do Danf-e.
Observações: campo destinado a descrição de mensagens que serão impressas na Nota Fiscal.
Aceitar Valor Zero: ao marcar a opção, a nota emitida com esta natureza, será gerada com valor zerado (o sistema permite que itens sejam inseridos com valor zero, no caso de notas de complemento de ICMS), no entanto o XML da NF-e para o campo FinNfe sairá com a seguinte informação - 3: NF-e de Ajuste, somente quando o campo Nota Complementar não estiver marcado.
Nota Complementar: ao marcar a opção, o sistema permite emitir nota com valor zerado, mas na emissão da nota complementar informar o lançamento da nota que está sendo complementada. Além disto, o sistema irá enviar o código FinNfe = 2, nesse caso a NF-e obriga enviar a chave da nota que está sendo complementada, pegando esta chave a partir do lançamento informado na emissão da nota complementar.
Escriturar Nota: envia a nota para os Livros Fiscais.
Arredonda percentual de desconto na NF: arredonda valor de desconto impresso na Nota.
Escriturar Valor Zero: ao marcar a opção, a nota emitida com esta natureza, será escriturada nos Livros de Registros de Entrada e Saída.
Bloquear Valor Unitário do produto (NFS/EAD): indica se deve ou não bloquear o valor unitário do produto na nota de saída. Ao marcar a opção, o sistema impede que o valor unitário seja alterado, principalmente nas notas de transferência.
Gerar AS: ao marcar a opção, toda vez em que for dar entrada em uma nota, o sistema gera uma autorização de serviço (AS) de forma automática.
Considerar % de agregação da classificação fiscal (NBM): desconsidera o percentual de agregação parametrizado no ICMS antecipado e/ou ICMS ST não retido pelo fornecedor, para considerar o da tabela de NBM.
Informar AF: mostra o número da AF na NE. Toda vez que registrar entrada da nota fiscal de serviços de terceiros, o número da AF será mostrado na NE. Este check-box habilita somente para a natureza de operação cujo tipo de movimento é "entrada".
Permite gravar NE sem pedido correspondente: permite incluir uma nota de compra mesmo sem ter feito uma solicitação.
Série da NF: informe a série que será impressa no Registro de Saídas.
Soma impostos ao total da NE - mercadoria importada:
Utiliza Tributação Específica de Produtos de outra Natureza de Operação: copia a tributação de produtos de outras naturezas para esta.
Botão EMPRESA: permite que a mesma natureza utilize diferentes impressoras dependendo da Filial.
3. Na janela Informações Adicionais clique no botão Empresa. Em seguida selecione a empresa desejada e clique Alterar;
4. Especifique a Série para as Notas da Natureza de Operação da Empresa.
Notas:
- O campo ISS serve para estabelecer uma alíquota de ISS diferente da configurada no parâmetro.
-
O campo % Red. ISS serve para definir o percentual de redução da alíquota de ISS. Este percentual será utilizado para efetuar o cálculo de ISS da natureza de operação utilizada na emissão da nota de serviço.
-
Para as empresas que precisam escriturar notas fiscais com séries diferentes (matriz e filial), caso a série do campo Série Nota, da janela Natureza de Operação, esteja preenchida, o sistema irá desprezar a série do campo Série Nota, da janela Informações Adicionais, mesmo que ela esteja preenchida.
-
O campo Obs serve para digitar as informações que serão visualizadas ao imprimir a NF da empresa. Ao emitir a nota fiscal de saída as informações do campo Obs serão visualizadas no campo Observação da nota.