NBM - Classificação Fiscal (Volks)

De Dealernet Wiki | Portal de Solução, Notas Técnicas, Versões e Treinamentos da Ação Informática

MÓDULO ESTOQUE DE PEÇAS

Para importar e atualizar o cadastro de peças no sistema é necessário configurar as peças monofásicas pela sua classificação fiscal. Isto porque o arquivo enviado pela montadora não difere as peças monofásicas das peças não monofásicas.

Na tabela Classificação Fiscal são cadastradas as classificações e informada quais peças possuem PIS/COFINS monofásicos. Ao importar o arquivo, o sistema atualiza o cadastro de peças, considerando a classificação fiscal configurada.

1. No menu principal clique Tabelas e NBM - Classificação Fiscal;

Arquivo:Cadmateriais28.jpg

2. Na janela NBM(Class.Fiscal) clique Incluir para cadastrar as classificações e marque quais delas possuem PIS/COFINS Monofásicos. Informe Código ST (Código da Substituição Tributária);

Nota:

  • É possível alterar e excluir a classificação fiscal da NBM (Nomenclatura Brasileira de Mercadorias).

Arquivo:Impcadpecasvolks23.jpg

3. Informe o Código NBM (Classificação Fiscal);

4. Para indicar na classificação que a peça é monofásica, marque a opção PIS/COFINS Monofásico e clique Confirma;

Entendendo os campos:

  • Para definir se a peça possui substituição tributária, marque a opção ST (Subtituição Tributária).
  • Utilize a coluna % Agregação para definir o percentual de agregação da peça.
  • Para informar o código ST da peça, utilize a coluna Código ST.
  • Para configurar o tipo do produto da peça, defina na coluna Tipo do Produto.
  • Para informar a alíquota de PIS para produtos importados, utilize a coluna % PIS Import.
  • Para informar a alíquota de COFINS para produtos importados, utilize a opção % COFINS Import.
  • Para determinados NCM's de produtos importados (procedência = 1) na entrada a alíquota de COFINS é maior que a alíquota de COFINS na saída, mas no SPED, na contabilidade e nos relatórios do sistema a alíquota de entrada será a mesma da de saída, então a majoração serve para aumentar o valor da alíquota de COFINS na nota de entrada, ou seja, somente no XML da nota de entrada, utilize a opção % Majoração COFINS na NE. Vale ressaltar que o maior valor da alíquota de COFINS na entrada entra no custo do produto, desta forma, o sistema exibe a alíquota com a majoração, grava a alíquota sem a majoração e envia no XML a alíquota com a majoração e nos relatórios, no SPED a alíquota de COFINS fica sem a majoração.

  • Para informar o valor de redução da base de cálculo de NCM's específicos na venda de produtos importados e na devolução de vendas de produtos importados, utilize a coluna % Red BC PIS/COFINS.

  • Para informar a alíquota de PIS para produtos, utilize a coluna % PIS.
  • Para informar a alíquota de II (Imposto de Importação) para produtos, utilize a coluna % II.
  • Para definir se o produto faz parte do Protege/Outorgado por NCM, marque o checkbox Protege / Outorgado. A opção Protege é utilizada quando o cliente de dentro do estado ou de fora do estado não é contribuinte de ICMS. E Outorgado quando o cliente de fora do estado é contribuinte de ICMS. Este checkbox só é utilizado para NCM de veículos/máquinas.

  • Para informar a descrição do produto da classificação fiscal, utilize a coluna Descrição.

Nota:

  • Utilize o botão "Empresa" para selecionar as empresas que terão as alíquotas atualizadas para os seguintes campos: PIS, COFINS, Majoração de COFINS, Redução da Base de Cálculo de PIS e COFINS, IPI e Imposto de importação (II). O botão só é habilitado quando clica no botão Alterar e quando o parâmetro UF do Estado que Utiliza as Regras de Importação estiver configurado com a UF do estado da empresa.

Arquivo:Impcadpecasvolks24.jpg

5. Classificação Fiscal cadastrada.